MENINA DE CINCO ANOS FALA SETE LÍNGUAS E RESOLVE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA AVANÇADA

A notícia é do portal da RedeTV!:

20151209174146KldltT1ZziA pequena Ramses Sanguino, de apenas cinco anos, está intrigando médicos e pedagogos ao ser capaz de falar sete línguas, resolver problemas de matemática e ser craque em temas de astronomia. A mãe da garota, Nyx, conta que sua filha ainda possui um dom que a ciência não consegue explicar: Ramses é capaz de adivinhar quais os números a mãe anotou em papeis sem nem ter visto a folha!

Com apenas 13 meses, Ramses já era capaz de falar russo, como provado em uma gravação que a mãe fez na casa da família, na Califórnia (EUA). Aos dois anos, Ramses já dominava parcialmente o idioma japonês e recentemente aprendeu a ler e escrever em grego.

Ao saber do caso, a doutora Diane Powell, cientista especializada em neuropsicologia, foi até a casa da família para conhecer para conhecer Ramses. E o diagnóstico dado por Powell é que a pequena possui uma caracteristica chamada de “savantismo”: uma qualidade psiquíca em que o portador possui memória e capacidade de aprendizado extraordinário, mas de baixa inteligência. A doutora explica que, neste caso, inteligência quer dizer: “capacidade de compreender o que foi aprendido”, algo em que os savantes possuem pouco desenvolvimento.

Powell fez ainda um outro teste com Ramses: em uma folha, ela usou um computador para designar números aleatórios para que a pequena adivinhasse. Ramses não acertou nenhum, e então a doutora auterou o método: contou previamente os números para Nyx e pediu que Ramses tentasse adivinhar novamente. Desta vez, a criança acertou 16 dos 17 números.

Enquanto continua participando de testes com a doutora Powell, Ramses segue sua linha de aprendizado: ela já é capaz de desenhar toda a tabela periódica e possui conhecimentos básicos de Hindi, hebraico e árabe.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *