MORADOR DE RUA NAS REDES SOCIAIS

Isso é o que podemos chamar de inclusão digital. Vejam a notícia do portal Araraquara.com:

A inclusão digital, que democratiza o acesso às tecnologias da informação e tem o propósito de permitir a inserção de todas as classes sociais na internet, pode ser vista com clareza nos locais públicos de Araraquara.

Todo dia, o morador de Rua Manuel Cristovão Firmino, mais conhecido como Seu Manuel, vai à Biblioteca Municipal de Araraquara usar a internet. Em seguida, ele se dirige ao Telecentro do Centro de Referência Afro, no Centro.

Seu Manuel tem cadastro no Facebook, Twitter, LinkedIn e diversos outros sites e redes sociais. Ele não tem moradia fixa desde 1995, quando saiu de Santos e veio para Araraquara. Normalmente, ele dorme na Praça Santa Cruz ou em frente à Biblioteca.

Apesar dos problemas para dormir, comer e carregar o colchonete de um lado para o outro, Seu Manoel não desanima. “A internet é a melhor fonte de pesquisa, adoro aprender e já fiz vários cursos técnicos na minha vida. Agora quero aprender mais sobre informática”, explica.

Ele já foi funcionário público e recebe aposentadoria, porém, não consegue financiar uma casa. “Me inscrevi em um programa de casas populares, estou torcendo para conseguir uma”, conta. Seu Manuel também faz um curso noturno de computação e usa o dinheiro que recebe para pagar a mensalidade de R$ 140.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *