MORRE EX-PREFEITA DE QUIXERAMOBIM, PRIMEIRA MULHER ELEITA POR VOTO DIRETO NO BRASIL

A notícia é do Diário do Nordeste:

Aldamira Guedes Fernandes, ex-prefeita de Quixeramobim, morreu em Fortaleza, na madrugada de sábado (16), aos 89 anos, por conta de uma parada cardíaca. Aldamira foi a primeira mulher eleita prefeita por meio do voto direto no Brasil.

De acordo com informações de amigos da família, a ex-prefeita foi internada em janeiro em um hospital da Capital cearense, após sofrer uma queda em sua residência e fraturar o fêmur da perna direita. A pioneira passou por uma cirurgia e, quando já estava se preparando para retornar a Quixeramobim, teve uma parada cardíaca.

Natural de Iguatu, Aldamira foi morar em Quixeramobim aos 17 anos de idade, após se casar com o médico e ex-prefeito da cidade, Joaquim Fernandes, já falecido. Em 1958, foi eleita prefeita do município, exercendo mandato entre os anos de 1959 a 1962.

Há controvérsias sobre pioneirismo da cearense:

Para o Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Norte, a potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita na história do País, em 1928, no município de Lajes, no Rio Grande do Norte. Alzira, porém, tornou-se prefeita através do voto indireto, isto é, quando o eleitor escolhe delegados e estes elegem quem irá ocupar os cargos políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *