MORTES DE IDOSOS DESPENCAM 90% NA CIDADE DE SÃO PAULO EM ABRIL

Em Jales, a queda está em 61%. Em março, a cidade registrou 31 óbitos de pessoas com idade acima de 60 anos (22 mulheres e 09 homens). Em abril, até ontem, foram 12 óbitos (07 mulheres e 05 homens).

Registre-se que, em março, os óbitos de idosos foi quase o triplo (31) dos óbitos de pessoas com menos de 60 anos (12). Já em abril, o número de óbitos de idosos(12) é o mesmo das vítimas com menos de 60 anos(12). Lembrando que, por aqui, só os idosos acima de 69 anos já receberam a segunda dose da vacina.

A notícia é do UOL:

O número de idosos que morreram por causa de complicações da infecção pelo novo coronavírus despencou 90% no mês de abril em comparação com o mês de março deste ano. Os dados foram obtidos pelo UOL junto à prefeitura de São Paulo.

Os números foram separados por idosos de 60 a 69 anos, 70 a 79 anos, 80 a 89 anos e 90 ou mais. Em todas as faixas etárias, no mês de abril, houve uma queda brusca no número de mortes.

Ao todo, em março, 3.437 mortes de idosos por covid-19 foram registradas na cidade. No mês de abril, até a segunda-feira, 26, o número caiu para 333 — diminuição de 90%.

Para o infectologista e membro do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo Marcos Boulos, não é possível afirmar que a vacinação seja a responsável por essa redução brusca nas mortes. O grupo de idosos está sendo vacinado aos poucos desde fevereiro de 2021.

“A redução se deve ao período de restrição, existindo a possibilidade de voltar a subir com a abertura prematura. Ainda a cobertura [da vacinação] é insuficiente para impactar os índices”, disse o médico à reportagem.

Por outro lado, o colega de Boulos Carlos Magno Fortaleza, infectologista da Unesp, acredita que a vacinação seja, sim, o principal motivo da queda dessas mortes.

Para o especialista, o grande diferencial foram as vacinas. Ele ressaltou que queda semelhante de óbitos ocorreu entre os profissionais da saúde: “quase não houve aumento de casos e internações desses profissionais em 2021”, disse.

Embora não se tenha um estudo centralizado que monitore todos os médicos e enfermeiros imunizados, o Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou uma queda de 83% no número de médicos mortos em março em comparação com janeiro, quando os profissionais de saúde começaram a ser vacinados. Em janeiro, diz o CFM, 59 profissionais morreram no país; em fevereiro, 24; já em março, 10 médicos perderam a vida.

5 comentários

  • Vacinação ou isolamento? E a Cloroquina ?

    Esses números foram divulgados um dia depois de o ministro Guedes, insultou a China ao afirmar que o “chinês inventou o vírus”, e que “a vacina deles [a Coronavc] é menos efetiva que a dos americanos”.
    Quase todos os idosos foram vacinados com a Coronavac, alvo do ataque de Guedes.
    A China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil.
    São suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial.
    A CoronaVac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil. Ela foi muito criticada pelo bolsonaro.
    Acho que Guedes quer agradar o governo americano pois devem estar trocando os 60 milhões de Pfizer que os EUA dizem que vai dar/repassar ao Brasil.
    Em troca de reprovar a Sputnik V.? Será?

  • Paciente

    Mais vacinas, menos mortes.

  • Marco Antonio Poletto de Poletto Lula da Silva

    Cardoso o “ombudsman” continua. Vc. prometeu. Esse cara é muito didaticamente chato.

  • anônimo

    Cardosinho, tem informação sobre a segunda dose da vacina coronavac, para o grupo de 68 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *