MPF DE JALES DENUNCIA JOVENS POR PRÁTICAS RACISTAS NO ORKUT

O Ministério Público Federal em Jales (SP) denunciou o turismólogo A.L.N., o vendedor E.A.C. e o pintor automotivo W.A.M. pelo fato de o trio ter praticado e incitado a discriminação de raça e cor por meio de publicações na rede social Orkut.

Os fatos ocorreram em 2007. Por meio de inquérito policial, a Polícia Federal chegou aos responsáveis pelas mensagens. O réu A.L.N. está sendo acusado duplamente; em sua cidade, Santa Fé do Sul (SP), ele criou duas “comunidades” com teor racista e que incitavam tal comportamento. Elas eram intituladas “14/88” e “Juventude Hitleriana”. As duas continham ideias nazistas.

Da cidade do Rio de Janeiro, W.A.M. confessou ser o responsável por um dos e-mails que postou mensagens discriminatórias e se manifestou na rede social com declarações concordando com mensagens de cunho racista. Por sua vez, o terceiro réu, E.A.C., de São Paulo, também confessou ser o responsável por outro dos e-mails que postou mensagens de conteúdo similar.

O procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da denúncia, afirma que os réus, “de forma consciente, livre e voluntária”, praticaram crimes tipificados na Lei 7.716/89. De acordo com o art. 20, é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

A pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa se esse tipo de crime é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza.

3 comentários

  • lingua solta

    …esses imbecis não tem noção da tamanha crueldade praticada pelo nazismo na época da guerra…se não tem o que fazer, enfiem uma dinamite no rabo e se explodam…

  • Eleitor s2

    Na época do orkut ainda. Será que o crime não prescreveu? (piada interna)

  • josé berti

    Se esses caras são machos mesmo de praticar racismo através da redes sociais, porque eles não praticam esse mesmos racismo na Região Nordeste ou em qualquer país africano, onde só tem negros.Eles são é um B…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *