MUNDO ANIMAL: MANDAMOS O JACARÉ EMBORA E AGORA VAMOS RECEBER CAPIVARAS

Vejam só a notícia que nos chega de Bragança Paulista:

A Justiça Federal decidiu o futuro das cerca de 100 capivaras que vivem em regiões urbanas de Bragança Paulista, entre elas o Lago do Taboão. Elas vão ser encaminhadas para uma área do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Jales, quase na divisa com Mato Grosso do Sul.

Nos últimos três anos as capivaras moraram no Lago do Taboão, mas agora elas estão de partida. A mudança foi decidida pela Justiça Federal. “A prefeitura quis dar uma solução para este problema tirando os animais de dentro da cidade e devolvendo ao habitat natural delas, alguma floresta, alguma região onde elas possam sobreviver, mas tirando do contato com a população”, disse o representante da Justiça Federal, Luiz Alberto Ribeiro.

A decisão apontou uma área habilitada pelo Ibama que fica em Jales, na região de São José do Rio Preto, para receber as capivaras. A reserva ambiental distante 500 quilômetros de Bragança Paulista deve receber os animais até o fim de novembro. No fim do ano passado, a prefeitura e o Ibama definiram que elas iriam para o Lago do Padres, área que fica há cerca de dois quilômetros do Taboão, mas a remoção não foi feita.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Cem capivaras vivem espalhadas em cinco pontos urbanos. A prefeitura será responsável pela captura e transporte. Como explica o secretário de Meio Ambiente, Joaquim de Oliveira. “Não é um trabalho rápido, é demorado, porque nós vamos ter que fazer essa captura através de bretes, que são armadilhas onde a gente coloca comidas paras as capivaras. Elas vão tem que se habituar a entrar nesse lugar e quando o bando estiver lá dentro a gente fecha a porta e depois transfere os animais desses bretes para os caminhões que vão transportar para Jales, que é uma reserva mantenedora onde elas vão ficar”.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *