O NATAL DA RUA 25 DE MARÇO

25demarco

Do jornalista Fernando Brito, no Tijolaço:

Nenhum texto, reportagem ou análise econômica, pode ser tão expressivo do que se passa no Brasil que o par de fotos estampados hoje na capa do Estadão.

O repórter fotográfico Márcio Fernandes, com extrema precisão, conseguiu reproduzir a foto feita por seu colega Leonardo Fernandes, há seis anos.

Tudo é perfeitamente igual na Rua 25 de Março, centro de comércio popular da cidade de São Paulo.

Tudo, menos o fato de que há na rua, menos da metade das pessoas que havia há seis anos, naquele 2010 do qual muita gente já esqueceu.

Esta metade, feita de gente – gente com família, crianças, amigos, pais idosos, gente que é tão cheia do direito de viver quanto eu ou você – sumiu. Tornou-se invisível, saiu, em maior ou menor grau, da roda da economia.

A sua ausência não é acidental. Seu desaparecimento é um projeto, um programa, uma estratégia da perversidade neoliberal.

O cerne do projeto neoliberal é este: fazer “desaparecer” uma parte da população. Que não vai à 25 de março, que não vai mais ao hospital, ou irá a um mais precário, como mais precária serão suas escolas, suas periferias, suas casas  lá onde a elite não as vê.

O Brasil desta gente é como a 25 de março, basta metade existir. A outra metade é um problema, jamais uma solução.

E olhe que, em 2010, Leonardo fez a foto no dia 11. Faltavam duas semanas para o Natal e o 13°, para a maioria, ainda não havia sido pago. Márcio a fez agora, quando tudo deveria estar a pleno vapor.

O Brasil dos Levy, dos Meirelles, dos Moro e Dallagnóis é assim, bem mais civilizado.

No Rio de Janeiro, a Rua da Alfândega, onde se localiza o maior comércio popular a céu aberto do estado, apresentava movimento bem menor que nos anos anteriores. Vejam a reportagem da Agência Brasil, aqui.

7 comentários

  • A Rua 25 de Março – sinônimo de comércio popular – é conhecida em todo País.No entanto,pertinho da mina casa,tem uma rua com esse nome,que eu só descobri há uma semana.Em cidades pequenas,ninguém se orienta por nome de rua,deve ser por isso.

  • De bem com a vida

    Feliz natal Cardosinho nosso maior blogueiro do Brasil.

  • FLA-nonimo

    SERA QUE AGORA NESSA NOVA E UNICA ADMINISTRAÇAO DE JALES,ETA MUNDO BAO, TEREMOS UM SHOPPING CENTER A CEU ABERTO NA NOSSA AV.FRANCISCO JALLES EX AV LAGOA EX AV LA-TINHA AV DE ASFALTO PODRE OU O CALÇADAO E SO UMA SEMANA ANTES DO NATALidade de comemorar o aniversario do senhor JESUS para os “crentes” agora EVANGELICOS e para os catolicos ainda celebra o nascimento do menino JESUS ESPERO QUE NESSA NOVA ADMINISTRAÇAO OS NOBRES EMPRESARIOS DA AVENIDA FRANCISCO JALLES FAÇAM PARCERIA COM A ADM/ FLA&GARÇA E DEIXA NOSSA QUERIDA AV. LA-TINHA CASAS PEGOLO, A JOIA, BAZAR ALIANÇA SUPER MERCADO PORTUGUESA SERVE-JALES CASAS BRANCA TEC&CONFEC LOJAS RIACHUELO RELOJ OMEGA A SAUDOSA PRAÇA DE ALIMENTAÇAO “‘BEM BOLADO””conhecida com lanchonete do GARCIA

  • Thiago

    Tem um lugar na 25 de março que servem um pão com mortadela delicioso

  • Thiago

    Parece mais uma foto de manifestação “anti PT” x “pró PT”

  • Thiago o local que vende pão com mortadela na 25 de março é uma casa cheira de luzes com cores diferentes, eu tenho certeza que lá é sua segunda residência. Pois vossa senhoria adora uma mortadela, tanto é verdade que não tira ela da boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *