O QUE A IMPRENSA ESCONDE SOBRE AS COMPRAS DE NATAL

image8-600x315

O texto é do economista Carlos Fernandes, no DCM:

A última semana do ano nos deu uma percepção mais clara da distância entre os dados econômicos e a maneira como eles são divulgados pela grande imprensa nacional de acordo com os interesses de ocasião.

É sabido que a movimentação das compras de Natal é um forte termômetro para medir o quão aquecida está a economia do país e o poder de compra dos brasileiros.

A partir desses dados podemos ter uma idéia, apesar de que ainda insuficientes, da como andam o orçamento familiar e a capacidade de endividamento das famílias como um todo.

Com a divulgação dos números pela ALSHOP – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, os grandes portais de imprensa se apressaram em veicular em letras garrafais a queda de 1% nas vendas e o seu pior Natal nos últimos 10 anos.

Logo se viram obrigados a reconhecer que as vendas efetuadas no mercado eletrônico tiveram um aumento inimaginável de 26% no mesmo período. Por si só, já seria um motivo de comemoração e não de penúria como quiseram levar a crer. Mas o fato é que os números vão além.

O que apresentaram como uma queda de 1% refere-se exclusivamente ao período de 1 a 24 de dezembro em relação ao mesmo período. Se observarmos a trajetória anual em termos nominais, de janeiro a dezembro as compras em shopping centers tiveram um aumento de 1,7% em relação a 2014.

Além disso, a grande mídia também considerou desnecessária a informação de que em 2015 o país presenciou a abertura de mais 19 shopping centers em todas as regiões. Destaque para o Sudeste e Nordeste com 8 e 7 novos empreendimentos, respectivamente.

Com isso, houve um aumento no número de lojas em operação em todo o Brasil: 1.042 novas lojas para ser mais exato. No fim, o que alardearam como o apocalipse do Natal na verdade é o resultado de um saldo positivo de 30.400 novos empregos com carteira assinada nesse setor especificamente.

Todos os dados acima foram obtidos do próprio relatório da ALSHOP, ou seja, com todas as informações em mãos, a oligarquia midiática brasileira preferiu não informar, ou pior, desinformar o seu público.

Esse é apenas um exemplo do terrorismo econômico que jornalistas sem qualquer compromisso com a realidade dos fatos, ajudam a construir um ambiente desfavorável à retomada do crescimento.

Não estou aqui de forma alguma querendo deixar a entender que não passamos por momentos difíceis ou que todas as dificuldades ora enfrentadas sejam de responsabilidade exclusiva da imprensa nacional.

Passamos sim por momentos de ajustes que demandam medidas sérias e enérgicas. Mas o que se tem visto por parte da grande mídia é uma contribuição monumental para o agravamento da percepção desse momento.

Os fundamentos micro e macroeconômicos do Brasil de hoje são extremamente mais sólidos e consistentes do que nas inúmeras crises que já passamos no decorrer da história.

Para ficarmos num só exemplo, basta dizer que no dia 1.o de janeiro de 2003, quando FHC entregava a faixa presidencial ao presidente Lula, as nossas reservas internacionais somavam 37 bilhões de dólares. No fechamento de novembro de 2015 contabilizamos 357 bilhões de dólares dessas mesmas reservas.

É inegável que 2015 se encerra como o pior ano da era petista e isso a grande mídia brasileira faz questão de tornar claro. O que simplesmente estão nos omitindo é que o pior ano do PT no governo ainda é melhor do que o melhor ano dos governos FHC e Sarney juntos.

E nisso os números não mentem.

45 comentários

  • A crise virá quando for para pagar a gastança de final de ano. Juntamente com os devidos impostos, já conhecidos, de início de ano!

  • Professor

    [email protected]**só paga impostos quem tem bens e dinheiro, consequentemente só gasta quem tem dinheiro, e, o normal de uma pessoa inteligente é gastar conforme suas possibilidades de pagamento, isso manda o bom senso, entendeu meu caro economista , pessimista e golpista.
    Todos pagam impostos, direta ou indiretamente a estrutura administrativa de um país é composto de forma a assegurar ao estado, seja ele federal, estadual ou municipal a arrecadação de impostos dos contribuintes. Os impotos que pagamos podem ser federais quando é destinado ao governo federal, estaduais quando é destinado ao governo estadual ou municipais quando e imposto for para o governo municipal.
    O imposto é uma quantia em dinheiro, calculada em moeda oficial do país e geralmente baseada em percentuais sobre um fator gerador. Esse fator gerador pode ser: Patrimonial, Renda ou Consumo.

    1.Patrimonial: Neste caso os impostos irão incindir sobre determinado patrimônio, como é o caso do IPTU (imóveis), IPVA (automóveis) e ITR (propriedades rurais).

    2.Renda: Neste caso o imposto é calculado considerando a renda de uma pessoa, física ou jurídica durante determinado período. Um bom exemplo é o Imposto de Renda.

    3.Consumo: Aqui os impostos podem ser cobrados de forma indireta, ou seja, quando uma pessoa adiquire determinado produto ou serviço, ela já está pagando o imposto que está embutido no valor da compra. Isto ocorre por exemplo com o ICMS, IPI e ISS.
    Veja abaixo a lista dos principais impostos federais, estaduais e municipais que são pagos pela população.

    Impostos federais
    Os impostos federais são aqueles destinados à união ou governo fereral. São eles:

    II – Imposto sobre Importação.

    IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e também sobre ações.

    IPI – Imposto sobre Produto Industrializado. Cobrado das indústrias.

    IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. Incide sobre a renda do cidadão.

    IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Incide sobre o lucro das empresas.

    ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

    Cide – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Incide sobre petróleo e gás natural e seus derivados, e sobre álcool combustível.

    Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Cobrado das empresas.

    FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Percentual do salário de cada trabalhador com carteira assinada depositado pela empresa.

    INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Percentual do salário de cada empregado cobrado da empresa e do trabalhador para assistência à saúde. O valor da contribuição varia segundo o ramo de atuação.

    PIS/Pasep – Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Cobrado das empresas.

    Impostos estaduais
    Os impostos estaduais são aqueles destinados aos governos dos estados. São eles:

    ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias. Incide também sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia.

    IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

    ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação. Incide sobre herança

    Impostos municipais
    Os impostos municipais são aqueles destinados ao governo municipal. São eles:

    IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

    ISS – Imposto Sobre Serviços. Cobrado das empresas.

    ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos. Incide sobre a mudança de propriedade de imóveis.
    Meu caro economista agora, por favor, pega suas contas de luz,água, gasolina, arroz, feijão, casa, terreno, sítio,brinquedos, bebidas, carne, automóveis,geladeira, fogão, brinquedos, etc…. e de uma boa olhada o que vai para o Governo Federal, para o Estadual e para o Municipal e vê quem arrecada mais.
    Explicar melhor não dá, sua pessoa como sendo o mesmo fascista, burguês , capitalista e golpista, deveria e deve pensar que é o governo federal, por isso faça as contas.

  • Jalesense

    Me engana que eu gosto !!!

    A imprensa noticiou – O Brasil perdeu o grau de investimento na classificação de crédito… não é verdade? ou é fofoca da imprensa !!!

    Conta de Luz subiu absurdo – não é verdade? ou é fofoca da imprensa !!!

    Supermercado – Será que é fofoca da imprensa que subiram as mercadorias?

    E o desemprego? Será que é fofoca da imprensa ? ou realmente tem desemprego !!!

    As empresas encerrando atividades – imóveis a venda – oferta de casas para alugar crescente – se duvidar de uma volta na nossa Jales – Será que é fofoca da imprensa?

    Cai na real !!! quem vive de passado é museu – era Sarney, FHC, Itamar Franco, Collor – estamos no presente, queremos melhora para a população – não nos interessa o passado, interessa o futuro, vida melhor, mais emprego, mais saúde, mais educação, mais segurança, etc. Passado já foi !!!

    A economia está tão boa que nem os governadores estão conseguindo saldar suas folhas de pagamentos – saúde nem se fala – Será que a imprensa está fazendo fofoca em relação a isso?.

    Dizer que na ultima semana venderam !!! — é NATAL fim de ano todos querem fazer uma compra para o final de ano – lembrancinha – sãos as economias do ano – absurdo acreditar na reportagem – Cai na real

  • Professor

    [email protected]—-olha o tamanho da crise brasileira, reportagem da Folha de São Paulo, e, olha que ela é golpista:

    Com invasão de turistas, litoral de SP tem filas e trânsito em ‘dia de capital’
    Enquanto São Paulo vive dias de cidade fantasma neste começo de ano, os turistas que desceram para Guarujá neste feriado encaram o pior da capital paulista –só que no litoral, a descanso.
    Nesta sexta-feira (1º), havia fila para tudo na orla da praia de Pitangueiras, uma das principais da cidade. Parar o carro de graça, apenas a quatro ou cinco quadras do calçadão da praia –ou pagando R$ 12 a primeira hora e R$ 8 as demais. Mesmo assim, a maioria lotou.
    Nas ruas mais próximas da praia –estreitas–, o congestionamento fazia o motorista andar a menos de 10 km/h, segundo o aplicativo Waze.
    O comércio refletiu a invasão de turistas em Guarujá. No comércio da orla, tomar um sorvete, comer um sanduíche ou almoçar exigia uma espera de até 40 minutos por volta das 15h. Quando não havia fila, o volume de pedidos excedia a capacidade dos restaurantes de atender. No Tahiti, em frente ao mar, o casal de namorados Vinícius Pirondi, 19, e Bruna Reis, 18, de Porto Ferreira (a 228 km de São Paulo), esperou 50 minutos até o prato chegar.
    Nem por isso, a exemplo da maior parte das pessoas com quem a reportagem conversou, estavam desanimados –ao contrário.
    “Quando a gente viaja pra cá já espera encontrar isso [demora]. Normal. Hoje, nada me estressa”, diz Vinícius. “Vir pra praia é uma válvula de escape.” Bruna diz que nesta sexta o pai levou cerca de três horas em uma peixaria local, entre trânsito e espera, tal o movimento.
    Há uma semana na praia, o casal pretendia voltar para casa neste sábado, um dia antes do programado, para evitar ficar parado na estrada.
    Na praia, com mormaço, sol e 28 graus, quem chegou à tarde só encontrava lugar para montar cadeira e guarda-sol perto do calçadão, longe do mar. Uma família que tentava se instalar ali tinha à frente uma fileira de ao menos 15 cadeiras e guarda-sóis a obstruir a vista.

    “INFERNO”

    A infraestrutura local sentiu a invasão de turistas. Supermercados passaram a abrir 24 horas para atender à demanda das festas de fim de ano. Mesmo assim, estavam cheios, assim como açougues e postos de combustível.
    “A cidade vira um inferno nessa época do ano”, diz a professora aposentada Sumaia Alexandre, 56, enquanto saía do Pão de Açúcar da praia de Pitangueiras.
    “O trânsito, que já é ruim, piora. E ainda preciso rodar três ou quatro supermercados para achar as coisas que acabam rápido. À praia eu nem vou… Fica muito cheia”, afirma a professora.
    Sumaia diz que, apesar de Guarujá ter sido ocupado pelos turistas, o cenário não foi dos melhores. Ela conta que tem um apartamento para alugar, mas que, neste ano, ficou vazio. “É a crise.”

    CUIDADO POVO BRASILEIRO O BRASIL ESTA EM CRISE ECONÔMICA, NÃO SAIAM DE CASA, TRANCAM AS PORTAS E JANELAS.

    • Professor…esse dinheiro gasto, boa parte é sem lastro, dinheiro de plástico, ofertado sem os menores pudores pelas instituições financeiras.
      Gastar é fácil, vamos acompanhar o índice de endividamento da população!

  • ano novo

    realmente todos nós criticamos o aumento na conta de luz ,mas nos esquecemos que a senhora Dilma reduziu a conta de energia em 30%, alguém lembra ou não?? ou só lembram do aumento???tudo bem subiu 50% mas na realidade subiu 20% .

  • no mundo DALUA

    O ruim deste blog é que a maioria aqui é Petista roxo fanáticos e lunáticos. Agora antes de me chamar de coxinha ou qualquer coisa do tipo, já vou dar a resposta: É a sua mamãezinha e o corno do seu Papaizinho.

  • Professor

    JALESENSE FALSO** calma e vamos por parte para não passar por bobo:
    1.perder grau de investimento é uma coisa, ou seja dois órgãos americanos, assim o fizeram, colocando o Brasil como um pais de risco para se investir no mercado e se investir pode correr o risco de não ter, lucro neste investimento. ( aprendeu ).
    2.Conta da luz subiu e nela tem três impostos que você paga, que são o ICMS—o COFINS e o PIS, agora pega sua conta e olha o valor dos impostos, depois vê o que é do Governo Federal e o que é do Governo Estadual—PIS e COFINS é Federal e ICMS é Estadual, agora soma e vê para quem sua inteligência paga mais imposto, para o Federal ou para o Estadual. ( Aprendeu ).
    3.Produtos do Super Mercado: é a mesma coisa ao comprar o produto, veja na embalagem, quais são os impostos Federais e os Estaduais ( se é que sabes ), e vê também para quem paga mais imposto, para o federal ou Estadual. Tenho certeza que no número 2 e 3 você paga mais imposto para o governo Federal.
    Se não sabe quais são os impostos federais, estaduais e municipais é só olha acima que eu coloquei, para aqueles mais desentendidos apreenderem (numa resposta a um tal de [email protected]).
    4. Desemprego:–conforme dados da Organização do Trabalho ( COIT ), vou lhe mostrar, como estão em alguns países, inclusive no Brasil: EUA—5,5%***China—5,1%***Alemanha —7,4%***Brasil—8,2%***Índia 8,6%***Russia—8,9%***Argentina—9,9%***França—10,6%***Países Europeus Média***11,3%—Espanha***23,2%—África do Sul—24,3% ( se não acredita pesquisa ).
    5. Empresas:-por favor não queira comparar Jales no fundo do poço, com esses administradores que temos, com outra cidades, isso é sinal de bu……., mas vamos lá; A ALSHOP, disse recentemente, ou publicou, que houve uma queda das vendas no Natal de l%, só que depois foi praticamente obrigada a dizer que no mercado eletrônico houve um aumento de 26% no mesmo período. O Brasil no ultimo semestre bateu recorde na exportação, pois os produtos por causa da alta do dólar baixaram e com isso facilitaram em muito as nossas exportações. ( por que deves saber produto baixo, venda em dólar grande lucro das empresas exportadoras ).
    Quem deve viver na real é você meu economista, além de ser você mesmo o Museu, com essas idéias de
    6. Sete Empresas brasileiras ( procure saber quais são, pois és inteligente), estão entre as 400 maiores do mundo de acordo com a lista organizada pela revista americana Fortuna, publicada em 12.07.2015.
    E entre as empresas do setor elétrico são 12 das 14 que integram o grupo de 20% que tiveram retorno sobre investimento e crescimento de receita duas vezes maior que a média global entre 2011 a 2015, dados da Roland Berger, divulgado no Jornal Valor Econômico.
    7.Brasil tem hoje ( isso deves ter ouvido na Globo, pois até essa golpista noticiou ), 370 Bilhões de reservas internacionais.
    8. Salario Minimo de 880,00 reis
    Finalizando não entende nada de econômica, procure saber, quais os Estados e de que partido são os governadores, que estão atrasando o salário, não pagando o décimo terceiro, tirando o Estado São Paulo, que esta pagando em dia até agora. Procure saber das pedaladas dos governadores de Goias, Paraná, do Estado de São Paulo, entre no Google e veja se o governo Federal esta repassando ou não dinheiro para os Estados da área da Educação, Saúde, Segurança etc. Procure leia depois escreve, apesar de que no estado de São Paulo na área da Segurança, quem manda é o PCC.
    Faça uma comparação do governo do PT de Minas gerais com os Governos do PSDB de São Paulo, Paraná, Goias, Rio Grande do Sul etc….
    Você pode enganar só alguns trouxas, mas não mais de 55 milhões de pessoas,, das quais dessas 50 milhões do povo brasileiro entraram para a classe média e 36 milhões saíram durante esses 12 anos da pobreza extrema.
    LEMBRE-SE E DECORE, QUAIS SÃO OS IMPOSTOS DO GOVERNO FEDERAL, DO GOVERNO ESTADUAL E DO GOVERNO MUNICIPAL. IA ME ESQUECENDO O IPVA É ESTADUAL E MUNICIPAL, VIU .

    • Professor, muitos fundos de investimentos internacionais, tem como regra retirar o dinheiro aplicado, quando se apresenta o rebaixamento de nota de classificação financeira.
      Daí a fuga de capitais, no momento do rebaixamento.

  • Professor

    JALESENSE FALSO, mais alguma coisa sobre economia e empresas, para você:–

    2. PIB Nominal-segundo dados do FMI ( não devemos nada), Banco Mundial e Cia Word Factook em dólares:
    EUA—17.4 trilhões China—10,3 trilhões Japão—5,9 Alemanha—3,8 França— 2,83 Brasil—2,6—Reino Unido—2,2 Itália—1,9 Russia—1,9 Canadá—1,7 Austrália—1,5 Espanha—1,3.

    3. USIMINAS: ( pesquisa feita no Valor econômico)**esta com problemas econômicos, pela má administração desde 2010 e como na época já dizia seu presidente Julián Alberto Erguem, já registrava um prejuízo de 23,8 milhões.
    O Presidente da empresa no dia 28.12.2015 estendeu a estabilidade a empregados da referida empresa de Cubatão e só vai demitir 4 mil empregados ( 2 mil diretos e 2 mil indiretos ), devido o encerramento da atividade da COSIPA , que já estava prevista para acontecer desde o início do ano de 2015, mas o presidente veio protelando tal decisão

    4. Walmart: pode ser até a maior rede de supermercados do mundo, mas a situação não é exatamente a mesma no Brasil. De acordo com alguns site e economistas, os estabelecimentos son comando da multinacional no país ( entre eles, BIG, BOMPREÇO, MAXXI, MERCADORAMA e NACIONAL ), geraram nos anos de 2010 a 2015 enormes despesas com encargos trabalhistas.
    Juntando isso a queda de lucros da empresa internacional, o Walmart tomou a decisão de fechar na menos que 25 de suas lojas no Brasil. A ação, de fato, não é uma surpresa tão grande, visto que ela já vinha mostrando intenções de fechar estabelecimentos de pequeno e médio porte no país desde agosto.

    Gostaria de pedir, um pouco mais de inteligência a quem escreve no Blog, pesquise, antes, corretamente, para não ficar tentando jogar a população contra o governo, se precisar de mais esclarecimentos é só pedir, nunca é claro de deixar bem claro que problema econômico, no Brasil existe, mas ele é mundial e em nosso país um dos motivos é a briga politica da Direita golpista em tetar tomar o poder.
    Vamos ver agora como fica, depois que Aécio o Traficante, também foi pelo junto com Renan, na Lava jato e nunca esquecendo as palavras do terrorista Aloysio Nunes, que agora o que mais ele quer é sangrar a presidente, sem antes pensar no povo brasileiro

    Feliz 2016.

  • Henrique Machado

    Gostaria de saber, pq todos aqui não de identifica ao dar sua opinião?

  • Jalesense

    Caro Professor, vc. esqueceu de citar em sua resposta que quem controla a economia do Pais não são os Estados, mas sim o Governo Central “Brasilia” Portanto, a economia está em perfeita Ordem, pois até de Ministro trocaram por loby neste final de 2015. Dólar controlado R$.4,00, emprego resolvido em comparação a outros Países – enfim o Pais está em perfeita Ordem. Parabéns Mestre. Oh ia me esquecendo gostaria de lembra-lo que vem ai a CPMF pretendida pelo Governo Central que você deveria mencionar em sua relação acima. Cai na real Professor

  • Professor

    JALESENSE FALSO, falta-lhe argumentos e sabedoria sobre a economia brasileira,que para ir bem tem, que haver uma harmonia com os Estados e a União, ou seja a União faz o repasse, que lhe é devido e os Estado, repassa para os municípios, para ambos poderem tocar o país, Inteligente sabias que faz 1 ano que a Santa Casa de Jales não recebe repasse do governo Estadual ( que é sua obrigação e não da União ), sabias que a obrigação da Segurança Pública é do Estado, sabias que o UPA é responsabilidade do Estado e do Município, sabias que a Educação do ensino Médio e Fundamental é do Estado e em algumas cidades o ensino Médio I e II é responsabilidade do município ( quando o mesmo é municipalizado ), sabias que uma das causa do problema econômico do Brasil é a luta pelo poder politico, principalmente na Câmara dos Deputados, cujo Presidente é o maior ladrão do país, e também no Senado, na tentativa do traficante Aécio, do Sangrador Aloysio Nunes, do Privatizador FHC, do Corrupto Serra, ou seja da direita golpista, sabias que a queda do PIB (brasileiro ) tem como uma das causas a queda estrondosa do PIB do Estado de São Paulo ,Paraná, Goias e Rio Grande do Sul etc…), sabia que o IPVA de São Paulo é o mais caro do Brasil, chegando a diferença a ser mais de 40 % de alguns outros Estados,e , que por isso muita gente de Jales que tem propriedade no MT e MTS, vão licenciar seus carros nesses Estados, sabias que o ICMS. de São Paulo e Paraná são os mais caros do Brasil, não sabias tenho certeza, mas te perdoo por essas incapacidades, pois pois só lês a mídia golpista e o Financial Times. Tem mais mas vamos parar por aqui.

  • Professor

    Perturbado anta é a senhora sua mãe , esposa e filhas se tiver, um debiloide normalmente quando não tem, inteligência nem argumento, para discutir certo assuntos, costuma querer ofender, quem é superior a sua pessoa ( será ).Para mim és um coitado, que em vez de QI. em seu celebro só tem merda, com seres irracionais, como tu não costumo me comunicar, foi só desta vez seu otário e imbecil.

    • Perturbado

      Vai se trata doente petista…. Da pra ver que vc é petista…. Né PROFESSOR… SORTE SUA SER PROFESSOR SE NAO SERIA BANDIDO… CUIDADO COM O JAPONÊS DA FEDERAL SEU INÚTIL…. SE VC FOSSE MUITO BAO NAO TARIA DEFENDENDO POLÍTICA… PARABENS PROFESSOR…. KKKKK

    • Perturbado

      Professor me perdoa mas o senhor nao sabe usar,,,,,,,,,,, ta meio fora de ordem

  • Professor

    Perturbado inconsequente e boçal, você como fascista não argumenta,branda. Não competem, tentam ganhar no grito e com ofensa, o poder politico. E estão tão convencidos de suas irracionais imbecilidades, que tem a certeza que passam através de todos os limites dos aceitáveis limites humanos, já que vocês não o são.
    Feliz 2016 e 2018 com Lula outra vez.

  • Perturbado

    Professor. Kkkk obrigado por me alegrar neste blog… Sem vc seria muito triste aqui… Boa aula
    ..

  • Perturbado

    Professor admiro sua profissão.. Meus parabéns… Mas nao seja anta como nossa presidanta… Seja culto e aprenda que qualquer um pode ser muito bom desde aie nao entre para política… Ok

  • Zé das Éguas

    Provaste de vosso próprio veneno, criatura quadrúpede…

  • Economicamente falando – mesmo sendo pobre feito jó,ló e tó – foi o meu melhor ano.

  • Professor

    Pertubado já disse que Anta é a senhora sua mãe sua esposa e sua filhas ( se tiver ), pois tem um filho Imbecil , Escroto e crápula, quanto a ser ou não PT não é de sua conta e o meu $$$$$$$$$$$, faça chuva ou faça sol, cai na minha conta todo quinto dia ultimo do mês seu otário. ( CLARO COM O IMPOSTO DEVIDO DESCONTADO, COISA QUE NÃO É SEU CASO, POIS DEVE SER UM BELO DUM CORRUPTO).
    Quanto ao Bandido e Inútil, estas errado pois não esta falando de você mesmo e nem de seu pai chifrudo.
    Burro NÃO–Dá — tem acento seu energúmeno e o único Palhaço do Blog é você, que sem argumentos e inteligência, não tem outra alternativa a não ser usar essas palavras, comuns dentro do seu curral (casa) Mas eu sei responder como se deve a irracionais iguais a pessoas debilitadas como tu és. .Boçal minha inteligência perto da sua é imensa seu Ameba, pois todo ser humano racional é politico, menos você é claro, que és um Irracional.
    Manda um recado para o ZÉ DAS ÉGUAS, DIGA-LHE QUE SEU GARANHÃO ESTA LHE ESPERANDO, NO MESMO LUGAR DE SEMPRE.

  • Professor

    Perturbado ******enquanto os vermes como você falam pelo cotovelo eu ainda falo pelas ruas e blogs , nesse país democrático em que vivo, mas alguns tentam, mas jamais conseguiram o golpe contra 55 milhões de votos, dos brasileiros.

    • no mundo DALUA

      Professor com muito respeito admiro todos os profissionais da sua área, mas juro que te parto o que você chama de cara se descobrir quem é você seu FDP! Se honrar suas calças me de seu nome e endereço, seu estrume!

  • Professor

    FALANDO SÉRIO:***é verdade que esse governo não é perfeito, e que se cometeram vários erros na economia, que poderiam ter sido evitados, principalmente nos últimos anos , como desonerações desnecessárias e um tremendo incentivo ao consumo que prejudicou ( entre outras razões, também pelo aumento da importação de supérfluos e de viagens ao exterior), a balança comercial.
    Mas, por favor, não venham a direita nos impingir nenhuma dessas duas fantasias, que estão empurrando muita gente a criticar o governo: nem FHC salvou o Brasil, nem o PT está quebrando um país que em 2002, era a décima quarta maior economia do mundo, e que hoje já ocupa o quarto lugar.
    E nem a direita fascista pode querer fazer o povo acreditar ( assim como fazem com relação à afirmação de que o PT quebrou o país), que o governo Dilma é comunista e que ele quer implantar uma ditadura esquerdista no Brasil.
    Quais são as principais características de um país democrático de quem acredita e defendem o Capitalismo?
    1.Liberdade de expressão e no Brasil ( a mídia é dominada por grandes grupos pertencentes a meia duzia de famílias e que existe, aqui no Brasil.
    2.Liberdade de empreender, ou de livre iniciativa.
    3. Liberdade de investimento, inclusive para capitais estrangeiros.
    4. Sistema financeiro particular independente e forte.
    5. Apoio do governo `a atividade comercial e produtiva
    6.Permita a participação da população no processo politico.
    Todas essas características estão presentes e vigentes no Brasil. Não é pelo simples fato do PT ter como símbolo uma estrela ou usar roupa vermelha ( isso deveria ter acabado há muito tempo ), para não justificar a direita fascista de que o PT é comunista. Da mesma forma que usar uma bandeira do Brasil não transforma, automaticamente ninguém em patriota.
    Qualquer pessoa prefere vestir vermelho, do que um que se veste de amarelo e verde, para defender a privatização e a entrega, aos EUA, empresas brasileiras como a Petrobras.
    O PT é um partido tão comunista, que o lucro dos bancos, que foi de aproximadamente 40 bilhões de dólares no governo de FHC, aumentou para 280 bilhões de dólares nos oito anos do governo Lula. É claro que esse fato ocorreu pelo crescimento da economia, que foi mais de 390% nos últimos 12 anos, mas o governo não aumentou a taxação sobre os ganhos dos mais ricos e dos bancos ( que é lógico não passaria no Congresso ), já mostra como é absurdo e inconsequente o medo de alguns sentem do marxismo do PT.
    O PT é um partido tão comunista, que grandes bancos privados deram mais dinheiro para a campanha de Dilma do que para Aécio Cheira Cheira em 2014. Será que os bancos teriam feito isso, se ouvissem os radicais fascista da direita golpistas, que diziam abertamente que Dilma era assaltante de banco na década de 70 e também terrorista, que estava a fim de implantar no Brasil o comunismo?
    O PT é tão comunista que o governo apoiou, o capitalismo e a livre iniciativa em nosso país.
    O governo criou o Construcard, que emprestou dinheiro a milhares de famílias e trabalhadores–criou o Cartão BNDES, que com juros baixos atendeu pequenas e médias empresas. Só o governo Dilma financiou 50 bilhões de reais, contra 12 bilhões de reais dos 8 anos de FHC. Aumentou a relação crédito-PIB, que era de 23%, em dezembro de 2002, para 55%, em dezembro de 2014, gerando renda e empregos e fazendo o dinheiro circular, menos nas mãos dos fascistas capitalistas.
    A direita fascista reclamam, porque o governo financiou por meio do BNDES, empresas brasileiras. Mas, não fazem a mesma coisa para protestar pelo fato do governo do PT, altamente comunista ( nuna-jamais), ter emprestado bilhões de reais a multinacionais , como a Fiat e a Telefônica ( vivo ), ao mesmo tempo em que centenas de euros seguem para a Europa, todos os anos, em remessa de lucro para nunca mais voltar.
    Esse é um pouco do governo Lula e Dilma, que a burguesia, fascista, capitalista e da direita, critica e quer dar o golpe, tendo eles como presidente da Câmara e do Senado, dois corruptos e ladrões, que o PSDB–DEM e parte do PMDB, através da mídia golpista, tentam influenciar a população brasileira, contra o governo, em que o Senador Aloysio Nunes disse a todo o Brasil, que agora o que ele mais queria era sangrar o governo Dilma, sem é claro pensar no país e novo povo brasileiro.

  • Perturbado

    Professor… Kkkk deve ser muito bom trabalhar e receber ni quinto dia útil… Embora duvido muito que com seu vocabulário vc trabalhe comk professor… Vc deve ser algum mamador do governo… Viva a presidanta… Viva esse povo anta

  • Perturbado

    Professor vc podia dar aulas de como ser um jumento tapado e petista burro e devoto da presidanta dua anta

  • Professor

    Perturbado eu não preciso lhe dar aula, pois em seu convívio familiar você como Burro mor já tem o Jumento que é seu pai chifrudo e a jumenta que é sua mãe. Burrinho recebo sim do governo Estadual de São Paulo como professor e em todo o quinto dia útil, mas mamar eu mamo,na sua genitora. E viva Lula e Dilma seu otário.
    A inveja acaba com qualquer irracional, que não tem inteligência, compreensão,argumentos seu Ogro.

  • Professor

    Pertubado***politicamente és um burro e um cego e essa cegueira politica é o câncer dos ineptos, imbecis, arrogantes, autoritários e sem norte politico igual a sua irracionalidade, ou seja igual a você seu trouxa.

  • Perturbado

    Kkkkkk. Professor obrigado por me divertir tanto… Viva a presidANTA… e pare de fika de cunverseiro fiado na Internet e va estuda pq logo a mamata vai acabar… E por favor oare de cópiar esses textos enormes da Internet e colar nos comentários do blog dos outros esse espaço é somente para comentários… Qher escrever texto minde um blog pra vc seu jumento veio

  • Professor

    Pertubabo isso é inteligência, coisa que você não tem , mas é logico que textos são lidos e pesquisados , para se poder escrever algumas coisas. Seu Burro já estudei o suficiente, tenho Licenciatura Plena em História, Geografia e Pedagogia, isso tudo com meu trabalho, pois perdi meu pai com 17 anos, e, portanto seu Imbecil, estudava a noite e trabalhava de dia, não sou um vagabundo, fascista e incapaz igual a sua irracionalidade.
    Como também já disse anteriormente Jumento é seu pai chifrudo, morando num curral com sua mãe Jumenta, e tendo como filho o Burrinho Perturbado, cheio de inveja e incapacidade intelectual. Quem precisa estudar é você, mas Burro não tem como. Se você, não sei, tiver uma Burrinha ai, me chama seu Otário Ogro.
    Cuidado ao passar perto de verde.
    Vê se consegue escrever algo interessante e legível sobre politica, a não ser essas baboseiras, que eu respondo com todo o prazer, para poder passar o tempo. És um delinquente moral e psicologicamente, deverias , estar internado e não num curral. Sabes o que tem dentro da cabeça: Bosta.

  • Esclarecedor

    A crise só existe na televisão. É só desligar o televisor que a crise desaparece na hora.

  • Anti Coxinha

    Os coxinhas torcem para que o Brasil entre em crise mesmo. Torcem por um colapso total na economia brasileira. Ficam direto no “feice” divulgando mentiras e baboseiras aumentando a onda irresponsável a favor da crise. São babacas !

  • Professor

    NO MUNDO DA LUA eu não te respeito, pois és um FDP junto com a mamãe, por que não tenta adivinhar, quem sou eu e venha tentar a sorte seu Escroto e se honras as tuas Saias, me de o seu nome sua Bicha enrustida e seu endereço seu imbecil, e estrume é o que você tem dentro de sua cabeça de ameba. kkkkkkkkkkkkkkk trouxa e otário.
    Eu tenho o que você gosta e esta procurando.

  • Anônimo

    no mundo Dalua***deve estar xingando seu papai ou sua mamãe, olha o respeito menino ruim e mal educado, na sua casa só aprendes isto. Por que não cita seu nome e endereço primeiro? tens medo, ou és um bosta.

  • EU

    AOS COXINHAS:*****TEMER O CORRUPTO E LADRÃO CAIU NA ARAPUCA****noticia da UOL.Com., Estadão e Facebook:—

    O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), negou neste domingo, 3, por meio de nota, que o Grupo Libra – doador de campanha do vice em 2014 – tenha sido beneficiado por uma emenda à Lei dos Portos de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
    O jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o Grupo Libra, conglomerado de logística que tem uma dívida milionária com o governo federal, obteve uma vantagem para administrar uma área do Porto de Santos, em São Paulo, graças a uma emenda parlamentar incluída por Cunha na nova legislação para o setor. O grupo foi o único beneficiário de uma brecha na lei que permitiu a empresas devedoras da União renovarem contratos de concessão de terminais portuários.
    Segundo a nota enviada por Temer, não houve benefício à empresa – que é arrendatária de uma área de 100 mil m² no Porto de Santos há mais de 20 anos – porque, segundo o presidente nacional do PMDB, o Grupo Libra só vai conseguir renovar seu contrato se quitar sua dívida.
    “Não há benefício à empresa, pois esta só conseguirá a renovação contratual se, ao fim de processo de arbitramento, pagar seus débitos junto à Companhia Docas de São Paulo (Codesp)”, afirma o vice em nota. “Não existe dano ao erário. Não há prejuízo ao patrimônio público. Ao contrário, pois serão feitos investimentos de mais de R$ 720 milhões como contrapartida à renovação da concessão, se essa for obtida”, informa o texto.
    O jornal O Estado de S. Paulo mantém as informações publicadas. A renovação da concessão já foi publicada no Diário Oficial da União e não há garantia de que, ao fim do processo de arbitragem, a Libra vá pagar seus débitos e fazer os investimentos referidos. O Grupo Libra contesta a dívida com o governo federal e afirma que não está inadimplente com a União.
    Outro ponto contestado pelo vice diz respeito à forma como ele teria recebido as doações eleitorais do Grupo Libra. Temer criou em 2014 uma pessoa jurídica para receber contribuições e repassá-las a candidatos a outros cargos públicos, como deputados estaduais e federais. Essa conta recebeu R$ 1 milhão de dois dos sócios do Libra.
    Segundo o vice, a conta pela qual ele recebe doações é do PMDB, não dele. “É absolutamente falsa, errônea e equivocada a imputação feita no texto”, diz a nota. “Foi em conta do PMDB para a campanha de 2014 que foram feitas as contribuições, transferidas a doze candidatos ao Legislativo pelo partido e a um diretório estadual do PMDB. Não houve doação a Michel Temer.”
    No entanto, como está publicado nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), o repasse dos valores para os candidatos a deputado foi feito pela conta de campanha do próprio Michel Temer.
    COMO FICA AGORA GOLPISTAS—CAIU NA REDE DA LAVA JATO: AÉCIO, ALOYSIO,, CUNHA, RENAN, TEMER , SERRA E COLLOR. E NADA DO LULA E DILMA.

  • Perturbado

    Professor deve dar aulas de luta … quanta violência. ..kkkkk acalme se homem

  • Professor

    Perturbado** cansei de suas ignorâncias, burrices, desinformação e de sua delinquência és muito desinformado e seu QI deve ser de Ameba, por isso, não perderei mais tempo com suas imbecilidades, vou dar aula de luta, até nunca mais.

  • Professor

    Zé das Éguas não afinei para ninguém é que preferi ficar com a égua da sua mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *