OAB ELEGE MULHERES PARA PRESIDIR SEÇÕES ESTADUAIS PELA PRIMEIRA VEZ EM SP, PR E SC. EM JALES, SITUAÇÃO VENCE COM 72% DOS VOTOS

A criminalista Patrícia Vanzolini foi eleita na quinta-feira (25) como a nova presidente da OAB-SP. Em disputa acirrada, Patrícia teve 35,80% dos votos e o atual presidente, Caio Augusto Silva dos Santos, ficou com 32,79%.

Esta será a primeira vez desde a criação da OAB-SP, em 1932, que uma mulher presidirá a seção. O mandato dura três anos (2022-2024). O voto é obrigatório e cerca de 350 000 advogados estavam aptos a votar.

Patrícia chegou a estar perdendo por mais de 6.000 votos durante a apuração, mas foi virando o jogo à medida em que chegavam os votos da capital e de cidades importantes, como Campinas e Ribeirão Preto. Em São José do Rio Preto, ela venceu por apenas 04 votos. Em Jales, Patrícia teve 127 votos, menos da metade do seu principal adversário, Caio Augusto, que obteve 262 votos. 

Patrícia Vanzolini é mestre e doutora em direito penal pela PUC-SP e professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Patrícia também é autora do “Manual de Direito Penal“.

A OAB-SP não será a única a ter, pela primeira vez, uma mulher na presidência. No Paraná, a advogada Marilena Winter (não confundir com a Sara Winter) foi a vencedora da eleição da OAB estadual, com 59,68% dos votos válidos, e se tornou a primeira mulher eleita presidente da seccional. Participaram 49.365 eleitores de um total de 57.638 aptos a votar.

Natural de União da Vitória, no interior do estado, Marilena Indira Winter é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre e doutora em Direito das Relações Sociais, também pela UFPR. Atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992. Na OAB-PR, foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e atualmente exerce a função de vice-presidente.

Claudia Prudêncio é a primeira mulher eleita presidente da OAB de Santa Catarina. Representante da “Chapa 4 – Mais Avanços! Mais Futuro!”, ela conquistou 47,51% dos votos válidos, recebendo 12.797 na eleição dessa quinta-feira (25/11), que elegeu também o atual presidente da seccional, Rafael Horn, como conselheiro federal.

Claudia Prudêncio, 45 anos, é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. É a atual presidente da CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina), tendo sido a segunda mulher a alcançar este cargo em 73 anos.  Ela também tem mais de duas décadas de atuação no Sistema OAB, onde exerceu diversos cargos.

JALES:

Aqui em Jales, onde 640 advogados estavam aptos a votar, o candidato situacionista Ricardo Hentz foi o vencedor, com 311 votos, enquanto o oposicionista Edson Francisco da Silva, o Jack, obteve 102 votos. Os votos nulos e brancos somaram 19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *