PESSOAS MAIS ALTAS SÃO MAIS PROPENSAS AO CÂNCER

Pelo menos nisso os baixinhos, como eu, estão levando alguma vantagem. A novidade está no portal Super Notícia, de Minas Gerais: 

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, pessoas mais altas têm maior risco de desenvolver câncer ao longo da vida. A cada 10 cm a mais de altura, o risco de ter um dos dez tipos mais comuns de câncer aumenta em 16%, defende o estudo publicado na revista científica “Lancet Oncology”.

Cerca de 1,3 milhão de mulheres de meia-idade na Grã-Bretanha foram acompanhadas pelos pesquisadores entre 1996 e 2001. O estudo registrou 750 casos de câncer por grupo de 100 mil por ano entre as mulheres mais baixas (com menos de 1,52 m), enquanto, entre as de altura mediana, com 1,62 m, o número subiu para 850 casos de câncer. No grupo mais alto, com 1,75 m, houve mil casos. Os tipos de câncer que seriam afetados pela altura são os de cólon, retal, melanoma maligno, mama, útero, ovário, rim, linfoma, linfoma não hodgkin e leucemia.

Apesar de o estudo ter analisado apenas dados de mulheres, os pesquisadores dizem que a relação com a altura também está presente nos homens. Eles reuniram outras dez pesquisas que mostravam resultados similares com homens. “Claro que a altura em si não pode afetar o câncer, mas pode ser um indicador para outra coisa”, diz Jane Green, responsável pela pesquisa.

Especialistas acreditam que a explicação pode estar na quantidade de células. Pessoas mais altas têm mais células no corpo, logo, há mais células que podem sofrer mutações, o que levaria ao câncer. Outra possibilidade é que os hormônios aumentam a taxa de divisão celular, o que aumentaria o risco de câncer. 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *