PRIMEIRA LIGAÇÃO DE CELULAR FAZ ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS

No Brasil, os primeiros celulares começaram a funcionar em 1990, mas apenas nas cidades de Brasília e do Rio de Janeiro. No estado de São Paulo, a telefonia celular chegou somente três anos depois, em junho de 1993.

Segundo o camarada Martini – fundador da Martec Celulares – aqui em Jales, a torre foi inaugurada em abril de 1995 e as duas primeiras pessoas a adquirir um celular foram o nosso ex-prefeito José Antonio Caparroz e o fazendeiro Ledão Thomé, filho de um ex-prefeito de Mirassol.

Vejam, agora, a notícia é do Estadão:

Em 3 de abril de 1973, há exatamente 40 anos, foi realizada a primeira chamada de celular em público.

Martin Cooper, engenheiro norte-americano da Motorola, hoje com 84 anos, fez uma demonstração da tecnologia móvel usando um protótipo do aparelho Motorola DynaTAC, que pesava cerca de 1 kg. O “tijolo” tinha quase 23 cm de altura.

Na ocasião, Cooper caminhou pela 6ª Avenida de Nova York, nos Estados Unidos, e ligou para um engenheiro rival do Bell Labs (centro de pesquisas da AT&T, uma das maiores companhias de telecomunicações dos Estados Unidos). Cooper teria dito: “Estou ligando para você apenas para saber se minha ligação soa bem”.

A ligação também não poderia demorar muito tempo, pois a bateria do aparelho durava apenas 20 minutos.

O modelo usado por Cooper foi – 10 anos depois – o primeiro a chegar ao mercado, com o nome Motorola DynaTAC 8000x. O aparelho custava mais de US$ 3 mil.

Enquanto o Motorola DynaTAC 8000x era um “tijolo” que pesava mais de 1kg, hoje um iPhone 5 pesa 112 gramas e um Galaxy S4, 130 gramas.

No Brasil, o primeiro celular chegou ao mercado em 1990 – era o Motorola PT-550. Atualmente, o País tem 263 milhões de linhas de celulares, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *