PRODUÇÃO INDUSTRIAL CRESCE EM ALGUNS ESTADOS, APESAR DA QUEDA NACIONAL

produção-de-industrial-reuters

A produção industrial está caindo em 2014 porque, entre outras coisas, dois dos estados mais ricos do país – Paraná e São Paulo, ambos governados por tucanos – apresentam um péssimo desempenho. 

Nos últimos 12 meses, sete dos quinze estados pesquisados pelo IBGE aumentaram sua produção industrial. A notícia é do Correio do Brasil

A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto para setembro deste ano, apesar da queda da produção nacional de 0,2% no período. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta sexta-feira, a maior alta foi observada no Rio Grande do Sul (3,5%).

Outros estados que tiveram avanço na produção na passagem de agosto para setembro foram Santa Catarina (2,9%), Minas Gerais (1,8%), Goiás (1,2%), Pará (0,8%), Amazonas (0,5%), Bahia (0,3%) e Espírito Santo (0,1%).

Por outro lado, seis estados tiveram recuo, com destaque para o Rio de Janeiro (-5,6%), estado que já tinha apresentado redução da produtividade em agosto. Também tiveram redução Pernambuco (-2,2%), São Paulo (-0,7%), Paraná (-0,5%) e Ceará (-0,4%).

No acumulado do ano, dez estados tiveram queda e cinco aumento da produção. O destaque positivo foi o Pará, com alta de 9,6%. Já o pior desempenho foi registrado nos estados de São Paulo e Paraná, ambos com queda de 5,8%.

No acumulado de 12 meses, oito estados tiveram queda e sete, alta. O maior avanço foi no Pará (8,3%) e o maior recuo, em São Paulo (-4,7%).

40 comentários

  • EVANDRO

    SÓ O PSDB NÃO PRESTA PARA VOCÊ, O PT É ÓTIMO SÓ NA SUA OPINIÃO, SÓ NA SUA MESMO, PORQUE VOCÊ NÃO TEM CAPACIDADE DE ENXERGAR E ANALISAR QUE O SEU PARTIDO ESTA QUEBRANDO O BRASIL.

  • Anônimo

    MAIS SEM ESTES ESTADOS COMO OS OUTROS RECEBERIAM O BOLSA FAMÍLIA.

  • Curioso

    Nossa Cardozinho,como seu QI é baixo .Culpado é o Alkimin ?

  • Anonimo

    Industrias paulistas estão se instalando em outros estados. Na nossa região os empresários estão indo para Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilância e três Lagoas. Os altos custos do pedágios de São Paulo é uma das causas. A outra é a famosa guerra fiscal.

  • Bom Bril

    O ICMS não é imposto do Governo Federal.
    Pelo princípio FEDERATIVO ICMS é competência dos estados e o Governo Federal não interfere

  • Bom Bril

    Até Jales está exportando indústria para Mato Grosso, veja Venturini

  • Cadete

    Na minha modesta opinião o individuo ao dar sua opinião no blog, ele deve estar preparado em seus conhecimentos para poder discutir: conforme Constituição brasileira de 1988 quem comanda o ICMS é o governo Estadual e não o federal,as Industrias paulistas estão deixando SP, pois tem outros Estados dando maiores incentivos fiscais que os de SP de Alkimin,além disso temos também o exemplo do IPVA dos carros, no MT é mais barato ou seja quase a metade do preço do IPVA de SP. Então quem é culpado não é o Governo Federal e sim o Governo Estadual que por sinal muito mal governado pelo PSDB. E os Estados que estão crescendo mais industrialmente são aqueles que dão maiores incentivos fiscais, deixando SP, para trás.
    O que falta para SP é planejamento e administração, visando o interesse da população paulista, coisa que não esta acontecendo, nem na área da Educação, onde predominada a Progressão Continuada(o aluno não reprova de maneira nenhuma e o Professor ganha até bônus para isso acontecer),por isso temos (excelentes alunos se formando nas Faculdades), claro que isso é ao contrário e o governo faz isso para gastar menos dinheiro e fazer sobrar$$$$$$$$$$$$$$$$$, agora para que não sei,para onde vai esse $$$$$$$$$$$ também não sei. Vamos pensar quem esta errado Federal ou Estadual.

  • Cadete

    CURIOSO preste atenção a resposta é de acordo com seu nível::::::Energumeno é sua Genitora,ou Irmã,ou Esposa ou Você mesmo(a).
    A educação que lhe deram parece que veio de um Galinheiro olu de um Curral.

  • Cadete

    ANÔNIMO antes de falar besteiras procure-se informar qual o Estado que mais recebe o Bolsa Família e você poderá perceber que é o Estado de São Paulo, onde os Acionistas da SABESP recebem milhões por mês dos dividendos das suas ações e o Estado sem água.
    Já vou lhe informar de ante mão que o problema da água não é culpa do governo federal, pois na Constituição de
    1988 diz que a obrigação é do Governo Estadual. Isso é má Administração,falta de Planejamento e falta de Humanidade com o povo paulista.

  • Curioso

    Cadete voce é um Energumeno mesmo : a Petrobras nao paga dividendos.? É só a Sabesp ? É Voce que só fala besteira. E outra coisa : a unificação do ICMS esta parada no senado analfabeto .

  • Cadete

    CURIOSO tú é Burro eu quis dizer que enquanto São Paulo e a Grande São Paulo sofre por falta d água pois não tem planejamento e nem envestimento da SABESP seus acionista recebem dividendos, não falei em Petrobras e se a unificação esta parada no Senado é sinal que não é lei ainda..
    Volto a lhe informar energumeno é sua mãe,você,seu pai,suas irmãs,sogra e cunhadas, todos criados em galinheiro por isso são…………entendeu sua mula.
    Estou discutindo os assuntos com argumentos mas se queres ofender eu também sei, esqueci de suas filkhas e filhos.

  • Os nordestinos elegeram a Dilma, mas vêm a SP arrumar emprego! Não parece irônico ou mesmo um absurdo?
    Lógico que a indústria não tem como absorver a demanda e se está tão bom assim naqueles estados, porque buscam emprego aqui?
    Infeliz essa matéria apresentada!
    Se o desemprego está tão baixo no país, porque tantas bolsas famílias?
    Então os índices apresentados não condizem com a realidade?

    • A análise é do blog da cidadania. Talvez te ajude:

      Se dependesse das regiões Sul e Sudeste do país, o presidente da República para o quadriênio 2015 – 2018 seria Aécio Neves. O Brasil estaria se preparando para inaugurar mais uma República banqueira como tantas outras que o fizeram chegar ao limiar do século XXI como o quarto país mais desigual do mundo, perdendo só para países africanos miseráveis.

      O que livrou os brasileiros – inclusive do Sul e do Sudeste – da escuridão política foi o povo nordestino. O Nordeste, por ser a segunda região mais populosa do país depois do Sudeste e por ter dado a Dilma Rousseff apoio ainda mais intenso do que o que o senador tucano teve no Sudeste, reelegeu a presidente.

      O mais interessante nesse processo é que a região dos coronéis de outrora, que sustentou a ditadura militar nos seus estertores – quando o resto do país já exigia redemocratização – e que votava nos conservadores apesar de a vida de seu povo, com a direita no poder, piorar a cada ano, aprendeu a votar em causa própria.

      A eterna prepotência das regiões do resto país que se desenvolveram mais devido à política e não a méritos próprios, vem gerando surtos de preconceito contra o Nordeste nas últimas eleições presidenciais, com destaque para as de 2010 e 2014, quando o Ministério Público teve que entrar em campo para punir surtos racistas e xenofóbicos.

      O caso de São Paulo é pior, em termos de ignorância, preconceito e xenofobia. O povo paulista, hoje, emula o povo nordestino, que elegia, reelegia e elegia de novo seus algozes enquanto sua vida piorava. Os paulistas acabam de conceder o SEXTO mandato de governador ao PSDB apesar da piora galopante das próprias vidas.

      A hegemonia tucana fez com que, de 2001 a 2011, São Paulo se tornasse o Estado que mais perdeu participação no PIB da indústria brasileira. Apesar de ainda responder pela maior parte da produção industrial (33,3%), SP teve recuo de 7,7 pontos percentuais em sua participação no PIB industrial, onde há os melhores empregos.

      Ironicamente, enquanto a falta de água caminha para se tornar história no Nordeste, sobretudo devido à incrível obra de Transposição do Rio São Francisco, que, apesar das sabotagens, em breve estará concluída, no Sudeste, sobretudo em Minas Gerais e SP, a população paga pela incúria dos governos conservadores dos últimos 12 anos.

      A inversão do desenvolvimento no país se torna gritante na comparação entre o PIB industrial do Norte e do Sul do país. Enquanto o primeiro cresceu 1,9 ponto percentual no período de 2001 a 2011, o Sul perdeu 2,1 pontos.

      Tudo isso vem acontecendo porque, após a chegada do PT ao poder, em 2003, o Brasil tratou de reparar uma chaga histórica. Qual seja, o processo deliberado de incremento econômico do Sul e do Sudeste em detrimento do Norte e do Nordeste, que foi política de Estado ao longo de nossa história, desde o descobrimento.

      O que puxava os índices de desenvolvimento do Brasil para baixo sempre foi o Nordeste, mas só até que Lula chegasse ao poder. Dali em diante, essa equação começou a se inverter.

      Quando os paulistas acusam os nordestinos de terem sido responsáveis pela reeleição de Dilma por não saberem votar, mostram quanto não sabem nada sobre o próprio país. Os nordestinos sabem muito bem por que votam no PT, como mostra a mais nova edição da PNAD contínua, do IBGE.

      A nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) produz informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e suas características, tais como idade, sexo e nível de instrução, permitindo, ainda, o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País através da produção de dados anuais sobre trabalho infantil, outras formas de trabalho e outros temas permanentes da pesquisa, como migração, fecundidade etc.

      Pois bem: segundo a nova PNAD contínua, divulgada na última quinta-feira, no período de 12 meses (fechado em junho) o Nordeste liderou a criação de postos de trabalho no país. De 1,5 milhão de empregos criados nesse período, 1 milhão foi criado no Nordeste e o resto pelas demais regiões.

      Vejamos, então, quem é que não sabe votar: o povo de São Paulo, que vota há vinte anos em um governo que liderou a redução da presença de seu Estado no PIB, que materializa uma inédita escassez de água e que vê seus problemas sociais se agravarem, ou o povo do Nordeste, que votou maciçamente em um governo que vem fazendo a vida melhorar tanto na região?

      O PIB nordestino cresce a uma taxa quatro vezes maior que a do resto do Brasil. Isso ocorre porque, após a chegada de Lula ao poder, o governo federal vem fazendo o que tem que ser feito no país para acabar com um nível de desigualdade que mantém os brasileiros no atraso.

      Como é que se distribui renda? Antes de distribuir por idade, sexo etc., a renda começa a ser distribuída geograficamente e, passo a passo, a atuação governamental vai se sofisticando por idade, gênero etc.

      Ou seja: para distribuir renda no Brasil, há que fazer, primeiro, as regiões mais pobres crescerem mais do que as regiões mais ricas.

      Com efeito, se o Norte e o Nordeste fossem um país – como, inclusive, quer parte do Sul e do Sudeste –, seriam um dos países que mais crescem no mundo, com o PIB do último ano crescendo mais de 4%.

      Infelizmente, só há uma forma de distribuir renda: para alguém ganhar, alguém tem que perder. Não dá para todos ganharem da mesma forma se um tem mais e outro tem menos, e o que se quer é justamente maior igualdade. Assim, o Norte e o Nordeste precisam crescer mais do que o Sul e o Sudeste mesmo.

      Se aqui, no “Sul Maravilha”, não fôssemos tão egoístas e alheios à realidade, entenderíamos que não adianta querermos o desenvolvimento só para nós – ou mais para nós – porque o povo das regiões empobrecidas migra para cá, aumenta a demanda por serviços públicos e, mergulhado na pobreza e no abandono, vê seus filhos caírem na criminalidade.

      Com o maior crescimento do Norte e do Nordeste, a migração cai ou muda de rumo, como tem acontecido – hoje, há cada vez mais nordestinos voltando à região de origem. Além disso, o Sul e o Sudeste poderão parar de enviar recursos, via impostos, para combater a miséria extrema nas regiões mais pobres.

      De certa forma, o povo do Sul-Sudeste tem um “motivo” para não gostar dos quatro governos do PT a partir de 2003. A percepção de que o desenvolvimento dessas regiões não tem sido grande coisa, não chega a ser cem por cento errada. Porém, isso ocorre porque está havendo redistribuição de renda entre regiões, no Brasil.

      No atual ritmo de crescimento do Norte e do Nordeste, em mais um mandato do PT o Brasil terá outra face – mais justa, mais coerente com um país que não pode ser rico em uma ponta e miserável na outra. E, ainda que grande parte do povo das regiões preteridas não entenda, ao fim todos sairemos ganhando com isso.

      • Cardosinho, estamos vivendo a maior seca dos últimos 80 anos! Faltou somente você falar que a culpa é do governador do estado! Os índices acima apresentados retratam bem a maquiagem feita pelo governo federal, em sua forma mais leviana. O IBGE voltou atrás e alegou ter errado nos cálculos; ou seja, a primeira apresentação não convinha ao governo Dilma, então fizeram o “acerto” dos cálculos.
        Então me explica: como você acha que a população vai aceitar o aumento dos combustíveis, principalmente quando a gasolina chegar a R$ 4,00? A alta da tarifa de energia já repercute, empresários desligando câmaras-frias e já preparando a lista de corte. Nuvens negras no horizonte para 2015. Quero ver que pesquisa que você vai colocar aqui para atenuar a quebradeira que vai começar!

        • Amigo, pare de ouvir o Alexandre Garcia ou você vai acabar acreditando que estamos chegando ao fim dos tempos.

          • Existem outros jornais também que dizem a mesma coisa, inclusive o jornalista acima citado!
            Começou a investigação americana em cima da Petrobrás, e se ligarem o fato que a Dilma e o barbudo sabiam de tudo, poe ter certeza que aqui vai correr um pedido de impeachment. E a justiça americana não é como o nosso supremo tribunal de justiça, que os cargos são indicados pelo presidente. Um bom exemplo disso, é que o ministro Tofoli, prestou concurso para juiz por 5 vezes e não passou em nenhum; mas como ele defendeu o barbudo em São Bernanrdo do Campo, alcançou o cargo por indicação. Pode isso Arnaldo???

          • Considerando que o FHC nomeou o Gilmar Mendes, qualquer coisa está valendo.

  • Acender vela para o diabo e para os anjos

    A leitura do Cardozinho e que ele publica, e’ so’ pro’-PT.
    A forma petista de transferir dinheiro atraves de bolsas para os pobres para que eles votem no PT.
    Como de emprestar dinheiro (via BNDES) aos ricos, atraves de doaçoes,voltar para o PT fazer campanha eleitoral.
    Roubar as ricas estatais (Petrobras, correios, DNIT, etc) para manter os aliados nos seus pes.
    Nao terminar nunca as grandes obras nordestinas como Transposiçao do rio S. Francisco e ferrovia norte sul
    A formula deu certo

  • Cadete

    ACENDER VELA PARA O DIABO E PARA OS ANJOS, você não viu na televisão o início da transposição do Rio São Francisco, apareceu ate no Facebbok e no Blog do Cardosinho saiu algumas fotografia como estão as obras da Ferrovia norte e Sul, que já chegou em Estrela D oeste, procure se informar melhor.

  • Cadete

    CONTINUAÇÃO AO ACENDER VELA PARA O DIABO E PARA OS ANJOS—-A reportagem sobre a Estrada de Ferroa Norte e Sul saiu no Blog no dia03.11.2014,a outra você procura e não fale mais besteira.

  • Cadete

    [email protected] quando um governo esta no poder a 20 anos como o PSDB em São Paulo é necessário que haja planejamento em todos os setores administrativamente, como por exemplo enchentes e falta de água e isso não aconteceu com o governo do PSDB. Claro a falta de chuva ajuda a escasses da mesma, mas e o planejamento para isso é culpa de quem? A culpa é da SABESP que é um orgão Público crida pelo governo do Estado, pois o Federal como diz a Constituição não tem nada com isso, por isso culpa do PSDB. Mas não se preocupe,hoje no Planalto a Presidenta assumiu um compromisso com o Governador que ´ira emprestar dinheiro para ele combater a falta da água e a sua incapacidade de planejar.A Gasolina weu coloquei hoje à 3.20 o Litro e o aum ento já estava prfevisto a muinto tempo como também o da energia, pois agora estamos usando outro tipo de energia e não mais a energia através das Usinas.
    Fique calmo tudo vai correr bem e em 2018 teremos o LULA.

  • S Freud

    Energumeno kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Cadete

    Sr. S FREUD vivo na mesma cocheira que sua querida família.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Prezado Cadete, entendo seu ponto de vista! Gostei muito da parte que você falou de planejamento, então te pergunto, o PT não deveria ter feito um planejamento para que a situação atual estivesse de maneira melhor. Pois estamos vendo a volta da inflação, aumentos das tarifas de energia, déficit na balança comercial!
    Como você vai tentar explicar isso? Sendo que nem mesmo esse governo que aí está consegue!!!

  • Cadete

    S FREUD– to calmo e muito tranquilo a Dilma ganhou o Lula vai ganhar em 2018 e eu sou Funcionário Público Federal Aposentado que pesco todo final de semana,com meu barco à motor, com meus vários amigos. Meu rivotril é algumas cerveginhas geladas. babacakkkkkkkkkkkkk

  • Cadete

    [email protected] o PT deve sim ter feito seu planejamento se não vejamos:
    a)Inflação é baseada no índice de preço ao consumidor ou seja o IPC, que reflete a evolução dos preços,veja como está até agora;
    ..Julho–6,502%
    ..Agosto-6.513%
    ..Setembro-6,746%
    A Inflação portanto está dentro da meta do governo, mas preocupa sim.

    b)Tarifas segundo a ANEL o reajuste da energia vai ser de 20,6% em média,mas a Light pede 25,64% à partir de 07.11.14(já estava previsto),isso porque o valor da energia comprada de ITAIPU subiu de 3,2 bilhões para 4,4 bilhões e o mesmo aumento também já era esperado desde 31.10.14,isso devido o reflexo da crise no setor elétrico e o uso intenso das térmicas e quase mais nada das usinas.

    Balança Comercial– até o presente momento, ou seja de janeiro à outubro as exportações somam US$ 192,184 bilhões e as importações US$198,802 bilhões, com saldo negativo de US$ 2,618 bilhões. Isso tudo em ano Eleitoral.
    Independente de qualquer coisa essa é a realidade no âmbito Federal e pelo meu pouco entendimento esta razoavel. Agora por favor me explique como Esta a situação Econômica do Estado de São Paulo povernado por mais de 20 anos pelo PSDB, tem água? e o que Alkimin foi fazer em Brasilia ontem? Sem levar um Projeto ou mesmo um Planejamento?
    Preste atenção o que disse um Politico Economista amerticano na semana passada chamado KJELD JAKOLSEN;- A reeleição da Dilma não significou apenas a derrota dos conservadores capitalistas em geral, também a derrota daqueles que no exterior apostavam no retorno das politicas de Estado minimo,privatização e flexibilização dos direitos trabalhistas.
    Em 2018 tem LULA.

  • Cadete

    EDUCAÇÃO CABE EM QUALQUER LUGAR, quando sou ofendido ou maltratado as minhas respostas são sem educação sim é só você procurar ler todos os comentários que perceberá que sou maltratado primeiro e minhas respostas são sim nas mesmas proporções. Exemplo com você estou sendo educado, póis não me ofendeu. E para deixar mais claro ainda não sou PT voto no caráter da pessoa e só votei na DILMA por que não voto em bêbado,construtor de Aeroporto para a família,Desviou4,3 bilhões da saúde de Minas,bateu na noiva na Boate do Hotel Fasano em Minas rebaixou o salário dos Professores como um dos piores do Brasil,rebaixou o salário dos Médicos para $1.050,oo etc…..Desculpe se lhe ofendi, mais creio que não. Votei no Itamar, no Rodrigo Garcia,no Skaf e do Suplicy, como pode ver n~;ao tenho partido mesmo. Até logo.

  • Prezado Cadete, sobre suas informações acima, questiono a origem e a maneira como obteve!
    Sabemos muito bem que os dados econômicos andam muito bem maquiados e agora o governo está fazendo malabarismo para encaixar a inflação no teto máximo previsto. Como não consegue, agora não vai ter teto máximo! Que confiança você acha que o investidor vai ter para aplicar seu capital junto a um governo que gosta de “ajeitar” os números e questiona as atitudes do mesmo, sem obter as devidas respostas?

  • Cadete, esqueci de perguntar: você acha que a falta de água foi por falta de chuva ou foi porque o governador esqueceu de dar uma canetada e a chuva não veio?
    Outros estados vizinhos também enfrentam o mesmo quadro!
    A Califórnia também teve este ano a maior seca dos últimos anos. O governador também tem culpa da seca por lá? Seja sensato, você me parece uma pessoa esclarecida…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *