SANTA FÉ DO SUL: PREFEITURA PREPARA PROFESSORES COM CURSO DE MUSICALIZAÇÃO

E em Jales, como será que estão os preparativos para se adequar à Lei? A notícia está no Correio Santa Fé

O Governo Municipal por meio da secretaria de Educação de Santa Fé do Sul (SP) iniciou neste sábado, o curso de musicalização infantil “Uma linguagem ao alcance de todos” para os professores da Rede Municipal de Ensino ministrado pela Profª Maria Nanci Panes Brunholi da cidade de Dracena. A capacitação foi dividida em quatro módulos, inicialmente foram capacitados os professores do Ciclo I.

O projeto tem como objetivo instrumentalizar professores não especialistas na prática musical, bem como fornecer aos especialistas ferramentas para trabalhar com seus alunos as práticas musicais de uma maneira lúdica e prazerosa, tendo como principal objetivo fazer da linguagem musical uma grande aliada na aprendizagem, através de estímulos nas percepções visual, auditiva e rítmica. Conhecendo técnicas simples os professores aumentarão a sua prática, inserindo a musicalização infantil como recurso pedagógico e como estímulo ao desenvolvimento emocional e cognitivo de seus alunos.

Segundo a secretária de Educação, Marilza de Almeida Marques, desde o ano de 2010 o Governo vem se preparando para desenvolver esse projeto na rede municipal, pois de acordo com a Lei nº 11.769 de 18 de agosto de 2008, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira a música como componente curricular obrigatório; as escolas públicas e municipais do país terão até agosto deste ano (2011) para se adaptar às exigências, e inserir no currículo da Educação Básica o ensino da música. “A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País”, disse Marilza.

Foram adquiridos 24 kits musicais, que serão distribuídos para as escolas de Ensino Fundamental. “A rede Municipal vem capacitando seus professores em todas as áreas, além da formação continuada, estamos capacitando nas áreas de música, ética, motivação e alfabetização”, disse o prefeito Toninho Favaleça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *