SEM SER INVESTIGADO, GLENN GREENWALD É DENUNCIADO PELO MPF

A Polícia Federal não viu evidências de participação de Glenn em atos ilegais. Mas a vontade do procurador em denunciar o jornalista era tamanha, que ele ignorou isso. A notícia é do UOL:

O MPF (Ministério Público Federal) em Brasília denunciou hoje sete pessoas, entre elas o jornalista Glenn Greenwald, um dos fundadores do site The Intercept, sob a acusação de invadir celulares de autoridades brasileiras.

A denúncia contra Greenwald, ocorrida no âmbito da Operação Spoofing, acontece apesar de o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter proibido investigações sobre o jornalista, em agosto passado, sob o risco de ferir a liberdade de imprensa.

São apontadas a prática de organização criminosa, lavagem de dinheiro, bem como as interceptações telefônicas engendradas pelos investigados (leia aqui a íntegra da denúncia). Para o MPF, embora Greenwald não seja investigado nem indiciado, ficou comprovado que ele auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões.

De acordo com a denúncia, assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, o grupo praticava crimes cibernéticos por meio de três frentes: fraudes bancárias, invasão de dispositivos informáticos (por exemplo, celulares) e lavagem de dinheiro.

A denúncia não detalha os crimes de fraudes bancárias. Uma nova ação penal deverá ser apresentada posteriormente para tratar desses crimes, segundo o MPF. A Operação Spoofing pede a condenação dos acusados. Com exceção de Greenwald, todos os outros denunciados são acusados de lavagem de dinheiro.

4 comentários

  • A conta chegou! Mais boletos

    Depois de comprar as gravações de hackers (um crime!) para divulgar a mando do PT. Certamente, o jornalista vendeu para o PT que pagou por este serviço. O jornalista americano ganhou notoriedade pois seu site ficou “famoso”. O objetivo era derrubar Moro. Não conseguiram.
    A Folha, Veja, Globo, e jornalistas da esquerda divulgaram. Virou uma novela mexicana! Ou petista? Os petistas assistiam todos os dias. Os petistas adoraram o show!!! kkkkk
    Alem disso, o jornalista protegeu e orientou os hackers (claro!) pois não divulgou os seus nomes, a Policia Federal achou os criminosos que hackearam mais de mil políticos entre eles Bolsonaro, Moro e Guedes.
    O todo poderoso jornalista ameaçou Moro dizendo que ele certamente deixaria de ser ministro devido as suas gravações kkkk Quando todo mundo sabe que só Bolsonaro pode tira-lo.
    Agora, a conta chegou. PT e o jornalista vão ter que apelar para o Gilmar Mendes para “livrar a sua cara”. Gilmar custa caro. Mas dinheiro não é problema para os petistas. Pagaram pelas gravações e agora vão pagar para o STF.
    Por enquanto, o choro é livre!

  • ADVOGAVA DE GRAÇA PARA LIDER NAZISTA.

    FINDADOR DO INTERCEPT ADVOGOU “DE GRAÇA ” PARA LIDER NAZISTA POR 5 ANOS.
    Se hoje o americano Glenn Greenwald ganha a vida divulgando supostas mensagens obtidas de forma ilegal por uma fonte “anônima” (ou não tão anônima assim), o passado do “jornalista ” como advogado nos EUA é bem diferente;
    Glenn se empenhou por CINCO anos defendendo, DE GRAÇA, o líder neonazista MATTHEW “MATT” HALE…………

  • PREJUDICADO

    SE FOSSE NOS ESTADOS UNIDOS ESSE VEGABUNDO JA TERIA SIDO EXPULSO PRA NUNCA MAIS VOLTAR LA MAS O BRASIL E UM PARAISO DOS BANDIDOS E PORCARIAS.

  • RAPIZODIA

    Leio os comentários em praticamente todos os artigos que leio. Não são poucos os casos de comentários de pessoas cultas atacando a imprensa, jornalistas e afins. Estamos vivendo um mundo estupidamente, todos sabemos, mas o que vejo nestes ataques, é pura ignorância e um conservadorismo carregado de hipocrisia. Estes que atacam, deviam refletir antes, como seria nossa sociedade se ninguém ou qualquer veículo de mídia, opinião ou mesmo as pessoas não questionassem absolutamente nada, nem o certo e nem o errado. No Brasil, estaríamos vivendo a corrupção escondida e velada como foi e ainda é, a educação em todas as esferas somente para a elite, e os conservadores que batem na imprensa seriam lacaios de outros e não haveria espaço para expressarem seus protestos. Todos que chegam ao poder querem calar a imprensa, todos, ou sufocando financeiramente (Bolsonaro) ou usando a força bruta do Estado (Nicolas Maduro) ou leis imorais (Lula) ou desqualificando (Trump). De qualquer forma, aos amigos, devemos proteger com unhas e dentes a imprensa, não importa se marrom ou qual a cor, ela garante nossa liberdade. Devemos ficar apenas no plano das discussões de ideias para melhorarmos nossa vida e convívio, de outro modo, vamos todos sucumbir no poço do obscurantismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *