SUAZILÂNDIA MUDA DE NOME POR DECISÃO DO REI DO PAÍS

As moças da foto não são as esposas do monarca. São apenas algumas bailarinas comemorando os 50 anos de independência da ex-Suazilândia. A notícia é do Estadão:

O rei da Suazilândia, Mswati III, surpreendeu seus súditos nesta quarta-feira, 19, ao mudar o nome do país africano, que, a partir de agora, se chamará Reino de eSwatini.

A mudança promovida pelo monarca, que está no governo há 36 anos, acontece durante as celebrações do 50º aniversário da independência do país. O novo nome significa “Terra dos Swazi”.

Durante o anúncio, Mswati III alegou que muitas pessoas confundem a Suazilândia com a Suíça, já que na língua inglesa, o nome de ambos os países são parecidos (“Swaziland” e “Switzerland”).

No entanto, a troca de nome revoltou grande parte da população da Suazilândia, que afirmou que Mswati deveria dar mais atenção para a fraca economia da nação. A Suazilândia, ou Reino de eSwatini, possui pouco mais de 1,3 milhão de habitantes e é a última nação do continente africano que é regida por uma monarquia absolutista.

Nos últimos anos, manifestantes têm organizado protestos pedindo para que o país mude o regime para uma democracia. O rei Mswati III$ (ao lado), que também é chamado de Ngwenyama ou “leão”, possui 50 anos e é conhecido por ter 15 esposas.

Outros países da região passaram por mudanças de nome semelhante no passado. A Botsuana, por exemplo, era conhecida como Bechuanalândia, e o Lesoto como Basutolândia.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *