VENEZUELA APONTA “NEGLIGÊNCIA CRIMINOSA” DE BOLSONARO E PEDE INTERVENÇÃO DA ONU NO BRASIL

Com população de 28,5 milhões de pessoas, a Venezuela tinha, até ontem, 1.366 óbitos por covid. Se os óbitos no Brasil seguissem a proporção venezuelana, o país teria contabilizado, até hoje, apenas 10.100 mortes por covid.

De seu lado, Cuba, que possui mais ou menos a população da cidade de São Paulo – 12 milhões de habitantes – contabiliza 370 óbitos. Já a cidade de São Paulo registra 19.052 óbitos. A notícia é do Yahoo:

O governo da Venezuela pediu, na quarta-feira (10), que a Organização das Nações Unidas (ONU) intervenha no Brasil para controlar o avanço da Covid-19. Segundo o governo de Nicolás Maduro, a gestão do presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia coloca em risco sanitário os países da América do Sul.

“O Brasil registrou hoje um novo número recorde de mortes por dia pela Covid-19. Há quatro dias ratificamos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, o que alertamos há nove meses: a ONU deve intervir para que o governo brasileiro assuma e controle a tragédia, e assim proteja toda a América do Sul”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreza, no Twitter.

No dia 6 de março, o ministro havia mandado uma carta dirigida a Guterres na qual o governo de Maduro solicita “urgentes gestões e bons ofícios” junto às autoridades do Brasil para que reconheça a gravidade da pandemia e coordene com os países vizinhos ações contra coronavírus.

No documento, o governo de Maduro afirma que a “alarmante dinâmica epidemiológica” no país vizinho é “uma consequência da reiterada negligência criminosa” de Bolsonaro, a quem acusou de ser o “principal obstáculo” para salvar vidas no “pior momento da pandemia”.

“O presidente Jair Bolsonaro e seu governo se tornaram o pior inimigo dos esforços nacionais, regionais e internacionais, incluindo aqueles em níveis bilateral e multilateral, para mitigar os efeitos devastadores da pandemia da covid-19 na região de América Latina e Caribe”, diz trecho do texto. “[…] o Brasil está sendo levado a uma verdadeira catástrofe humanitária que põe em perigo […] a estabilidade de nossa região”.

5 comentários

  • PÁRIA AMADA BRASIL

    Tá difícil ser Gado né filho?

    Cidadãos de bem temiam que o Brasil se transformaria numa Venezuela nos governos petistas.

    Mas graças ao Desgoverno Federal o país vizinho já vem espalhado o seu comunismo/socialismo/bolivarianismo/satanismo por aqui:

    Primeiro foi a doaçaõ de oxigênio. Agora é o pedido de intervenção da ONU!

    BOVID-17 ACIMA DE TUDO
    COVID-19 EM CIMA DE TODOS

  • Quem e a Venezuela para pedir intervenção no Brasil?

    Depois que Lula entrou em campo como novo candidato a presidente. Nicolás maduro está agora na ONU. Coincidência não. Todos da esquerda!
    Estamos em colapso no sistema hospitalar porém quem é a Venezuela para pedir intervenção do Brasil?
    Michelle Bachelet, Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, discursou sobre a situação social venezuelanas.
    Sublinhando que infrações aos direitos humanos continuam a ocorrer no país e que a situação econômica do país deteriorou ainda mais.
    “No começo de janeiro, pelo menos 14 pessoas morreram durante uma operação no bairro de La Vega, Caracas.
    Bachelet recordou da situação econômica do país, bastante agravada com a pandemia, “desde setembro, o acesso a serviços básicos, como a assistência médica, a água, o gás, os alimentos e a gasolina, ficou ainda mais limitado pelo efeito da pandemia”.
    E também sublinhou que “segundo algumas organizações, o salário médio mensal estaria abaixo de 1 dólar, enquanto estima-se que a cesta básica subiu 1.800%”.
    Essa situação dramática teria contribuído para, segundo ela, “gerar protestos sociais e agravar a situação humanitária”, além de colocar “um terço dos venezuelanos em situação de insegurança humanitária”.
    “Nesse contexto, a assistência humanitária é ainda mais essencial.
    Preocupam-me as recentes iniciativas para impôr restrições indevidas à capacidade de atuações das ONG”, afirmou.
    A Comissária também apontou que documentou ao menos 15 casos de intimidação e assédio de jornalistas, além “declarações que condicionavam o voto ao acesso a programas sociais”.
    Bachelet também afirma que “a nomeação do próximo Conselho Eleitoral Nacional é um teste para a credibilidade das próximas eleições” de governadores que estão previstas para este ano.
    As preocupações com as futuras eleições são legítimas dado que, no final do ano passado, a eleição para o Legislativo nacional foi considerada fraudulentas para muitos países, inclusive o Brasil.

  • Rogério Alves Pinto

    Explique. Osmar Terra aquele……,,,disse que a pandemia não afetaria mais de 2 mil mortes. Estamos com 2 mil por dia. Pela incompetência do seu governo. O Maduro achou um pior que ele. Não sou PT. Mas se fosse o Lula com certeza o povo estaria todo vacinado. O pior cego é o que não quer ver. Um governo genocida.

  • resumindo

    todos sabemos que a extrema miséria diminui a circulação de pessoas, a aglomeração, as viagens, as compras em supermercados (existem lá?), churrascos? festas particulares? muitos relatam que na Venezuela os cães e gatos simplesmente desapareceram… as vezes uma verdade é recheada de mentiras.

    • Lula o povo estaria vacinado

      O resumindo quer achar pelo em ovo. Assuma que seu presidente e ruim. Que fez voltar a inflação. Que deixou um caos na saúde. Que só fala besteira. Que seus filhos são feras. Tenha paciência. Deixe de conversa mole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *