“A RITA” – GILBERTO GIL

Lançado em 1966, no formato vinil, “Chico Buarque de Hollanda” foi o álbum de estreia de Chico. Com 12 músicas, entre elas “A Banda”, “Tem Mais Samba” e “Madalena Foi Pro Mar”, o álbum já mostrava que estávamos diante de um grande compositor, à época com apenas 22 anos.

Quarenta e sete anos depois, a partir de 2013, a capa daquele disco, que exibe dois chicos – o primeiro, alegre e sorridente, e o segundo com expressão triste e chateada – se transformou em inspiração para memes na internet, inclusive no exterior.

O próprio Chico aderiu à brincadeira, ao inaugurar seu perfil no Instagram, em julho de 2017, como se vê acima. Num dos memes mais famosos, Chico – certamente o compositor que mais entende a alma feminina – foi transformado em mulher, como se pode ver ao lado.

A história da capa? Chico queria, para a capa do disco, uma foto que transmitisse a ideia de que ele era um compositor sério. De seu lado, a gravadora RGE preferia que ele aparecesse sorrindo.

“Nós estávamos num estúdio fotográfico e eu queria tirar uma foto mais séria, eu queria me impor como um compositor sério e tal. E eles achavam que eu ficava melhor quando sorria. Então, tiramos várias fotos, sorrindo e sério. Quando vi a capa pronta, percebi que eles fizeram a vontade deles e a minha com essa capa absurda que virou meme”, contou o compositor em entrevista recente.

Capa e memes à parte, o disco de estreia de Chico incluía uma de suas canções mais conhecidas: “A Rita”. Curiosamente, naquela mesma época, os Beatles lançaram “Lovely Rita”, mas a Rita do Chico era muito melhor.

Segundo o jornalista e escritor Ruy Castro, a Rita da dupla Lennon/McCartney era uma solteirona insossa, enquanto a Rita do Chico era uma mulher de caráter, forte e decidida. “A Rita dos Beatles era uma pata-choca encalhada. A do Chico era safa, despachada e capaz de uma atitude”, resume Ruy.

Fiquemos, então, com “A Rita”, do Chico, interpretada por Gilberto Gil:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *