ADRIANA CALCANHOTO – “DEVOLVA-ME”

Líder da banda Renato e seus Blue Caps, Renato Barros – falecido em julho deste ano, aos 76 anos – foi um dos maiores hitmakers (compositor de sucessos) da Jovem Guarda. Foi também o responsável por lançar a dupla Leno e Lilian, que fez um sucesso retumbante logo após o lançamento do primeiro disco, um compacto simples.

Segundo os estatísticos da área, foi o compacto que mais vendeu nos anos 60, ficando em primeiro lugar nas paradas por vários meses. Um compacto simples, os mais antigos sabem, tinha apenas duas músicas, uma de cada lado, mas, no caso de Leno e Lilian, foram duas músicas marcantes.

De um lado, o compacto trazia “Pobre Menina”, uma versão de Renato para a música “Hang on Sloopy”, da banda americana The McCoys (ouça versão original aqui). Do outro lado, trazia “Devolva-me”, uma composição do próprio Renato em parceria com Lilian, que, à época, era sua namorada.

Por sinal, nessa seara dos namoros da Jovem Guarda, convém esclarecer que Leno e Lilian nunca foram namorados. Eles eram, na verdade, amigos de infância, já que moravam desde crianças em um mesmo bairro do Rio de Janeiro. Depois de namorar Renato Barros, Lilian acabou se casando com Márcio Antonucci, um dos irmãos da dupla Os Vips, que também fez sucesso na Jovem Guarda.

“Pobre Menina” foi a primeira a fazer sucesso, mas o sucesso de “Devolva-me” tem sido muito mais duradouro, principalmente depois que uma regravação, ao vivo, de Adriana Calcanhoto foi incluída na trilha sonora de uma novela (Laços de Família, 2000).

A própria Calcanhoto já fez algumas releituras dessa música. A última delas, motivo deste post, foi lançada há cerca de três semanas. Nesta última versão, Adriana abandona o estilo banquinho e violão e dá uma nova – e bonita – roupagem a “Devolva-me”.

Antes, porém, de irmos ao vídeo, convém contar uma história que mostra o caráter e o desprendimento de Lilian Knapp, uma das autoras de “Devolva-me”. Há alguns anos, uma filha dela teve um filho que nasceu com uma doença grave, cujo tratamento só podia ser feito na Itália.

Lilian não titubeou: pegou todo o dinheiro que tinha – parte dele oriundo dos direitos autorais de “Devolva-me”, que, graças à regravação de Adriana, rendeu-lhe uma boa grana – e entregou à filha para o tratamento do neto.

Vamos, agora, ao vídeo com a nova releitura de Adriana Calcanhoto para “Devolva-me”, que pode ser visto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *