ADRIANA CALCANHOTTO – “ELA DISSE-ME ASSIM”

Lupicínio Rodrigues, gremista fanático (ele foi o autor do hino do Grêmio de Porto Alegre) foi um de nossos mais inspirados compositores e ficou conhecido como o rei da dor-de-cotovelo. Nos dias de hoje, diriam que ele foi quem melhor transformou a sofrência em música. E o que é melhor: ele escrevia suas canções inspirado em seus próprios desencontros amorosos.

É certo, também, que, se tivessem sido compostas nos tempos atuais, algumas de suas canções desagradariam as feministas. É o caso de “Judiaria“, em que ele bota uma ex-amada para correr, dizendo que “estou lhe mostrando a porta da rua para que você saia sem eu lhe bater”. Enfim, a vida amorosa do velho Lupe parecia ser mais movimentada que a do Ronaldinho Gaúcho, que, nesta semana, reatou com suas duas namoradas oficiais.

“Ela Disse-me Assim” é um samba-canção clássico que, segundo Lupicínio, foi inspirado em um de seus romances proibidos. O compositor, que morreu em 1974, foi para o andar de cima sem revelar detalhes, mas os versos não deixam nenhuma dúvida sobre a natureza do episódio. Só ficou faltando mesmo os nomes dos outros dois protagonistas.

Composta em 1959, “Ela Disse-me Assim” foi lançada ainda naquele ano por Jamelão e se transformou no maior sucesso da carreira do cantor (e puxador de samba da Mangueira), que, segundo o próprio Lupicínio, era quem melhor interpretava suas composições.

Clássico da MPB, a canção de Lupicínio já mereceu várias releituras. Maria Bethânia, Simone, Joanna, Nelson Gonçalves, Emílio Santiago e Cauby Peixoto estão entre aqueles que já revisitaram “Ela Disse-me Assim“. Uma das releituras mais recentes é a de Adriana Calcanhotto – gaúcha, como Lupe – em show que homenageou o compositor.

Se o prezado leitor ou a estimada leitora tiver um tempinho a mais, poderá ver a Adriana cantando “Judiaria”, aqui (vale a pena, é curtinho). Abaixo, o vídeo em que ela canta “Ela Disse-me Assim”: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *