ALCEU VALENÇA – “TROPICANA”

Muitas vezes, o compositor demora meses para terminar uma música e o resultado acaba não sendo dos melhores. Não é o caso de “Tropicana”, composta e lançada em 1982, pelo Alceu Valença.

Dizem os livros que ela foi composta em questão de minutos, no Hotel Firenze, em São Paulo, onde o violonista Vicente Barreto, autor da melodia, foi mostrá-la a Alceu. Como tinha um compromisso, Alceu ouviu rapidamente a música e começou a escrever num pedaço de papel uns versos sobre frutas, sem nenhuma expectativa de que aquilo pudesse dar algum resultado aproveitável. E não é que deu?

A música foi o segundo sucesso do LP Cavalo de Pau, de 1982. O primeiro sucesso do disco foi “Como Dois Animais“. No vídeo abaixo, uma interpretação recente de “Tropicana” para o DVD Valencianas, gravado por Alceu com a Orquestra Ouro Preto, no teatro Belas Artes, em Belo Horizonte.

E daqui a pouco eu estarei lá na Regional FM, onde – das 10:00 às 14:00 horas – apresento o Brasil & Cia, com as melhores da MPB. Por sinal, o Brasil & Cia completa 20 anos agora em 2015. Eis o vídeo com o Alceu:

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *