ANAVITÓRIA – “TOCANDO EM FRENTE”

A Rede Globo começará a exibir na segunda-feira, 28, um remake da novela Pantanal, exibida originalmente pela TV Manchete, em 1990. Segundo se sabe, a nova telelágrimas não se limitará a repetir os encontros e desencontros da Juma Marruá & Cia. Estão prometendo, inclusive, novos personagens.

O tema de abertura da novela, no entanto, continuará o mesmo. Só o que muda é a interpretação. No folhetim de 1990, a música – “Pantanal”, composta pelo mineiro Marcus Viana – era interpretada pelo grupo Sagrado Coração da Terra. Desta vez, ela ganhará a voz poderosa da Abelha Rainha, Maria Bethânia.

Bethânia, por sinal, estava na trilha sonora da novela de 1990, com a então recém-lançada “Tocando em Frente”, composta por Renato Teixeira e Almir Sater. Não se sabe se a música estará presente nesta nova versão do folhetim, nem se ela terá um novo intérprete. O que se sabe é que a novela terá uma trilha sonora exclusivamente nacional.

Sabe-se, também, que Almir Sater – que atuou como ator na Pantanal da Manchete, no papel do violeiro Trindade – atuará mais uma vez como ator na versão global, interpretando outro personagem. Trindade ficará a cargo do filho dele, Gabriel Sater, também violeiro.

Mas o assunto aqui é “Tocando em Frente”. Almir Sater conta que essa música foi feita em menos de 15 minutos. Ele foi jantar na casa de Renato Teixeira e, enquanto aguardava a gororoba, resolveu pegar o violão do filho de Renato, que estava dando sopa em um canto da sala.

Apesar de o violão estar sem uma corda, Almir, do nada, começou a dedilhar uma melodia que o Renato, atento, achou bonita e, imediatamente, começou a escrever uma letra. Quando a mulher de Renato avisou que o jantar estava servido, a música já estava pronta.

Transcorridos alguns dias, Maria Bethânia – que nunca tinha conversado com Almir – ligou para ele, perguntando se o compositor de “Trem do Pantanal” não tinha alguma música que ela pudesse gravar. Almir se lembrou de “Tocando em Frente”, mas disse a Bethânia que Renato Teixeira iria gravá-la.

Maria Bethânia pediu para ouvir a música por telefone mesmo e, assim que Almir terminou de cantá-la, a baiana disse que a música era dela e que, se Renato Teixeira autorizasse, iria gravá-la. Lançada por Bethânia no álbum “25 Anos”, de 1990, a música foi incluída na trilha de Pantanal e tornou-se sucesso imediato. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Sharp de Música, como a melhor canção de 1990.

“Tocando em Frente” já teve mais de 100 regravações, uma delas lançada há cerca de dois meses, com Renato Teixeira e Fagner e a participação de especial de Almir Sater. Mas, no vídeo abaixo, temos a versão ao vivo do duo Anavitória, que gravou “Tocando em Frente” em seu disco de estreia, em 2016. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *