ANNA RATTO E ROBERTA SÁ – “NEM SEQUER DORMI”

Um dos prezados leitores deste modesto blog sugeriu que eu escrevesse algo sobre a Roberta Sá, de quem ele – assim como eu – é um grande admirador. Neste país das cantoras, Roberta se insere entre as melhores da sua geração. E talvez devamos isso a um ex-namorado dela.

A própria Roberta já explicou, em entrevista, que foi depois de “levar um pé-na-bunda” do namorado (tem juízo um cara desses?) que ela – com 16 anos – começou a frequentar aulas de canto, levada por uma amiga. Depois de ver Roberta sem comer e chorando por quase uma semana, a amiga praticamente a obrigou a fazer alguma coisa para esquecer o namorado. E essa coisa foi cantar.

Apesar de estudar canto, ela não imaginava que se tornaria cantora. Já adulta, Roberta trabalhava como balconista e estudava jornalismo quando resolveu investir o dinheiro do 13º salário na gravação de uma fita demo com cinco músicas, que ela distribuiu em gravadoras e entre algumas pessoas do meio musical.

Uma dessas pessoas foi Ney Matogrosso, que frequentava a mesma academia que ela. Ressalte-se que Roberta não teve coragem de abordar Ney em meio aos seus exercícios. Quem o fez foi a mãe dela, que entregou uma cópia da fita ao cantor.

No dia seguinte, Ney, demonstrando que tinha ouvido a fita, elogiou as interpretações de Roberta e, ao mesmo tempo, deu alguns conselhos, mostrando onde ela poderia melhorar. A partir dali, ele passou a ser uma espécie de padrinho e conselheiro de Roberta.

Veio então o convite para ela participar do programa Fama, da Globo, o que lhe deu bastante visibilidade, não apenas pela qualidade do seu canto, mas também por causa de uma queda sofrida por ela em pleno palco que, como se diz hoje, “viralizou”.

Depois veio um convite do noveleiro Gilberto Braga para que ela gravasse uma música do Caymmi – “A Vizinha do Lado” – para a trilha sonora de uma telenovela global, “Celebridade”, exibida de outubro de 2003 a junho de 2004.

Em 2005, Roberta gravou seu primeiro CD, que teve, é claro, a participação de Ney Matogrosso, na música “Lavoura”, de autoria da Teresa Cristina. Detalhe: Teresa ainda não era conhecida como compositora e Roberta foi a primeira a gravá-la, antes mesmo da própria Teresa.

Foi assim que começou a carreira dessa cantora que nasceu em Natal(RN), em 19 de dezembro de 1980, mas, aos nove anos, se mudou para o Rio de Janeiro, em virtude do segundo casamento de sua mãe. No Rio, ela é portelense.

Eu já postei vários vídeos da Roberta aqui neste espaço e já escrevi bastante sobre ela. Hoje estou postando o vídeo com a bonita música “Nem Sequer Dormi” que, na verdade, não faz parte da discografia da Roberta Sá, mas tem a participação dela.

Explico a escolha: a Anna Ratto, que lançou essa música em 2012, foi uma das primeiras amigas que a Roberta fez no meio musical, amizade que perdura até hoje e, segundo as duas, é pra toda a vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *