ANTONIO CARLOS & JOCAFI E PAULINHO MOSKA – “VOCÊ ABUSOU”

Texto extraído do livro “A Canção no Tempo”, de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello:

A dupla baiana Antonio Carlos (Antonio Carlos Marques Porto) e Jocafi (José Carlos Figueiredo) existia havia três anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro, em 1971. A mudança deu sorte, pois meses depois eles alcançavam as primeiras colocações nas paradas de sucesso com “Você Abusou”.

Um sambinha despretensioso, que acentua sua despretensão na própria letra (“se o quadradismo dos meus versos / vai de encontro aos intelectos”), “Você Abusou” acabou se tornando um espécie de composição padrão no repertório de Antonio Carlos & Jocafi.

Esse padrão seria utilizado em sucessos como “Desacato” e “Teimosa”, dando, porém, a essas outras canções uma impressão repetição, de coisa já ouvida.

Mas “Você Abusou” ultrapassou fronteiras, obtendo um sucesso extraordinário na França, com o título de “Fais Comme L’Oiseau”,  e outros países europeus, sucesso que se estendeu a países asiáticos, como o Japão, onde seus autores ganharam um segundo lugar no World Popular Song Festival, realizado em 1974, com a canção “Diacho de Dor”.

O curioso é que Antonio Carlos & Jocafi parece que não faziam, a princípio, muita fé em “Você Abusou”, acreditando mais em “Mudei de Ideia”, que deu título ao primeiro LP da dupla.

“Você Abusou” teve mais de 200 regravações, a começar por Maria Creuza, que era a intérprete das músicas que Antonio Carlos & Jocafi faziam para festivais, passando por Maysa Matarazzo, Daniela Mercury, Jorge Aragão, Jair Rodrigues e Diogo Nogueira. No Rock in Rio de 2011, Stevie Wonder fez um coro de 100 mil vozes cantar “Você Abusou”.

Detalhe: os censores da ditadura militar conseguiram enxergar alguma coisa de subversivo nos versos simples de “Você Abusou”. A Censura Federal proibiu a execução pública da música nas emissoras de rádio ou em apresentações de televisão. A liberação da música só ocorreu em agosto de 1971 e o álbum voltou às lojas com nova capa e o acréscimo de uma música – “Desacato”.

No vídeo, Antonio Carlos & Jocafi cantam “Você Abusou”, com a participação especial do ex-Inimigo do Rei, Paulinho Moska:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *