ANTONIO CARLOS & JOCAFI E PAULINHO MOSKA – “VOCÊ ABUSOU”

Quando os baianos Antônio Carlos e Jocafi – o nome dele é José Carlos Figueiredo, daí Jocafi – chegaram ao Rio de Janeiro, em 1971, não imaginavam que iriam fazer sucesso ainda naquele ano, com o primeiro disco – esse de capa estranha, aí do lado – gravado pela RCA.

Deveu-se o sucesso imediato a um sambinha despretensioso – “Você Abusou”– que nem era o preferido da dupla. Antônio Carlos e Jocafi faziam mais fé em “Mudei de Idéia”, que foi inclusive o título do disco. Na verdade, Jocafi, o autor da melodia, nem havia gostado muito da letra escrita por Antônio Carlos.

“Você Abusou” ultrapassou fronteiras, alcançando um extraordinário sucesso na França – onde ganhou o nome de “Fais Comme l’Oiseau” – e em outros países europeus, chegando também a países asiáticos, como o Japão. Antônio Carlos e Jocafi alcançaram grande popularidade entre os japoneses e até chegaram a um segundo lugar (com outra música) em um festival realizado naquele país, em 1974.

Querem mais? Em 2011, por exemplo, Steve Wonder cantou “Você Abusou”, acompanhado por um coro de 100 mil vozes, no Rock in Rio. Antes, ele já tinha interpretado a música dos dois baianos em um programa de TV e também no Free Jazz Festival de 1995, quando cantou em dueto com Gilberto Gil.

Um dado curioso é que, embora não fosse uma música de protesto, “Você Abusou”, em princípio, chegou a ser censurada pela ditadura militar.

Outra curiosidade: antes de gravar “Você Abusou”, os autores a ofereceram a Wilson Simonal, que agradeceu o presente mas não gravou. Depois da gravação e do sucesso de Antônio Carlos e Jocafi, a música teve cerca de 200 regravações, incluindo, entre as mais recentes, as de Jorge Aragão, Daniela Mercury e Diogo Nogueira.

No vídeo abaixo, Antônio Carlos e Jocafi cantam “Você Abusou“, acompanhados pelo Paulinho Moska:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *