ASSASSINATO DE JOHN LENNON COMPLETA 40 ANOS

Ringo Starr fez um pedido nesta terça-feira, em seu Twitter: “Terça-feira, 8 de dezembro de 1980, todos nós tivemos que dizer adeus a John, paz e amor John. Estou pedindo a todas as estações de rádio de música do mundo para tocar em algum momento hoje ‘Strawberry Fields Forever’. Paz e amor”.

A cançao “Strawberry Fields Forever” de John Lennon foi inspirada nas suas lembranças a brincar no jardim de Strawberry Field, um orfanato do Exército da Salvação próximo de onde ele morava. Ouça a música aqui.

O texto é do do DW:

No dia 8 de dezembro de 1980, o ex-beatle foi alvejado a tiros diante do edifício Dakota, em Nova York. Levado às pressas para um hospital, o músico inglês morreu ainda na ambulância.

Mark David Chapman já esperava há algumas horas diante do edifício Dakota, em frente ao Central Park, em Nova York, onde John Lennon e Yoko Ono moravam. Pouco antes das 23h do dia 8 de dezembro de 1980, Lennon chegou.

O ex-beatle, então com 40 anos, desceu de sua limousine e passou ao lado de Chapman para entrar no edifício. Foi quando o jovem de óculos puxou um revólver e disparou cinco tiros na direção de Lennon. Quatro o acertaram. Era o fim de um ídolo que determinara a vida e o modo de pensar e agir de toda uma geração.

A admiração em todo o mundo pelo compositor e cantor, entretanto, nunca cessou. Pelo contrário. Depois da morte, Lennon foi mitificado, diversas biografias foram escritas e cada detalhe da vida do ex-beatle foi tornada pública.

Estrela do rock, apóstolo da paz, cínico, paranoico, multimilionário: Lennon provocou e viveu com intensidade os seus 40 anos. 

O primeiro compacto dos Beatles, Love me do, foi lançado em 1962. Três anos depois, o fab four já era o até então maior fenômeno do universo pop no século 20. Eles venderam – e vendem até hoje – milhões de discos e se apresentaram diante de milhares de fãs em histeria coletiva. Isso na Europa, nos Estados Unidos, no Japão ou na Austrália.

Lennon era, ao lado de Paul McCartney, o autor das principais músicas dos Beatles, canções que sintetizaram o espírito dos anos 1960. Eles formaram uma das mais bem-sucedidas duplas de compositores da história da música.

A histeria em massa sem precedentes causada pelos Beatles incomodava Lennon, e ele começou a se isolar cada vez mais. O ex-estudante de Artes em Liverpool sonhava com os primeiros anos do grupo, com as primeiras apresentações em Hamburgo, com os primórdios do rock’n’ roll.

Em 1970, a banda se dissolveu num clima não muito amigável. Lennon estava casado pela segunda vez, com a artista japonesa de vanguarda Yoko Ono. Ambos se engajavam politicamente. O compositor começou a enfocar a paz e a tematizar sua infância triste, a morte prematura da mãe e a ausência do pai.

Em 1975, nasceu o filho Sean, e Lennon, já em Nova York, afastou-se do show business. Ele passou a ser visto empurrando um carrinho de bebê no Central Park, enquanto a esposa administrava a fortuna de 500 milhões de dólares.

Então, no final de 1980, Lennon voltou à cena musical, com o lançamento do disco Double Fantasy, gravado com Yoko. Para 1981, estava marcada uma turnê mundial. 

Chapman, nascido em maio de 1955 no Texas, foi condenado à prisão perpétua pelo crime e cumpre pena na prisão de Attica, no estado americano de Nova York. Onze vezes ele solicitou a liberdade condicional e todas as vezes ela foi negada. A última foi em agosto de 2020. De acordo com reportagens da mídia, Chapman teria lamentado o ato. “Eu não tenho desculpa. Foi para minha própria fama.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *