BAÚ DO RAUL – “OURO DE TOLO”

raul seixasEm um post aí pra baixo, de ontem, mencionei uma música – “Ouro de Tolo” – do Raul Seixas. Hoje, fui ao YouTube para ver o que encontrava. Encontrei o vídeo abaixo, do show “Baú do Raul”, realizado em 2004, onde o cantor Maurício Baia interpreta “Ouro de Tolo”.

“Ouro de Tolo”, uma composição que mistura confissões autobiográficas com críticas ao comportamento fútil da classe média alta, foi lançada em 1973 em um compacto simples e, posteriormente, num LP chamado Krig-Ha Bandolo.

Por sinal, o LP, que, além de “Ouro de Tolo”, tinha músicas como “Metamorfose Ambulante” e “Mosca na Sopa”, é considerado por muitos críticos como o disco mais importante de Raul.

O nome do disco foi inspirado nos gibis do Tarzan que o Raul, assim como o nosso dileto amigo Orlando Matheus, gostava de colecionar. Krig-Ha Bandolo é o grito de guerra do Tarzan e significa “Cuidado! Aí vem o inimigo”.

Eu não me lembro disso, mas, segundo o professor José Antônio de Carvalho, o Raul Seixas esteve em Jales, em um show do cantor Jerry Adriani, no Clube do Ipê. Na época (1969-70) ele ainda era conhecido como Raulzito e tocava na banda que acompanhava o Jerry. 

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

3 comentários

  • ORLANDO MATHEUS

    Caro amigo fico feliz em ter se lembrado de mim , do qual te agradeço muito , pois sou um fã ardoroso do Raul Seixas e do Tarzan , que faz parte da minha remota infancia , me lembro dos anos 60 que bem longe vai quando te vendia na porta do cinema em Jales gibis do Tarzan , Sobrinhos do Capitão , Flecha Ligeira , Roy Rogers dentre outros muitos que nem cabe aqui , resta a saber o Raulzito que se chafurdou na cachaça e nas drogas e partiu muito cedo mas nos deixou seu Bau cheio de boas lembranças !!! Bom domingo !!!

  • Pra quem não sabe,o Raúl Seixas pré-Rock,compôs várias músicas no estilo romântico-popular(eufemismo pra brega).Ele tem musicas gravadas até por Lourenço e Lourival.Vale conferir este lado careta do maluco beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *