CASUARINA E PAULINHO MOSKA – “CABELOS BRANCOS”

Herivelto Martins foi um de nossos maiores compositores e também um dos mais polêmicos, por conta de seu agitado casamento com a cantora Dalva de Oliveira, com quem foi casado de 1936 a 1947. As brigas do casal – que teve dois filhos: Pery e Ubiratan – deram origem a diversos escândalos e movimentaram as colunas de fuxicos dos jornais da época.

Depois de separados, continuaram brigando, só que através da música, já que Herivelto nunca mais dirigiu a palavra a Dalva, embora esta fosse muito amiga de Lurdes Torelly, a mulher com quem Herivelto passou a viver depois da separação. A polêmica musical com a ex-esposa começou com “Caminhemos” e inclui outros clássicos da MPB.

“Cabelos Brancos” é um desses clássicos. Embora fosse carioca e tivesse vivido a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, essa música foi composta em São Paulo, onde Herivelto veio passar uma temporada depois da separação. 

Contam que, numa tarde, Herivelto fazia compras em uma quitanda próxima à casa do irmão, quando percebeu que duas mulheres estavam falando mal de sua ex-mulher, Dalva de Oliveira. A situação o deixou chateado, uma vez que ele desconfiou que elas falavam de Dalva porque tinham notado sua presença na quitanda.

Herivelto, então, pensou em interromper as duas senhoras e pedir que respeitassem a sua presença, que respeitassem seus cabelos brancos, embora naquela época ele ainda não tivesse um único fio de cabelo branco. Ao voltar para casa, ele compôs a primeira parte da música.

Algum tempo depois, de volta ao Rio de Janeiro, Herivelto mostrou para o amigo e parceiro Marino Pinto a parte da música que estava pronta e, depois de uma noite de boemia, os dois fizeram juntos a segunda parte de “Cabelos Brancos”.

No vídeo abaixo, “Cabelos Brancos” é interpretada pelo ex-Inimigos do Rei, Paulinho Moska e o grupo Casuarina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *