CHICO BUARQUE E MARIA BETHÂNIA – “OLHOS NOS OLHOS”

Neste sábado, 18, Maria Bethânia, a nossa “Abelha Rainha”, está completando 76 anos. E amanhã, domingo, 19, será a vez de Chico Buarque fazer aniversário. Ele completará 78 anos de idade.

Chico e Bethânia são amigos desde antes de 1972, quando, juntos com Nara Leão, estrelaram o filme “Quando o Carnaval Chegar”. E há quem diga que Bethânia gosta mais de cantar as músicas do Chico do que as de seu irmão, Caetano Veloso. Ela própria admite que é verdade: “as músicas do Chico tem aquele lado feminino bem mais à mostra, com o qual me identifico”.

E uma dessas músicas compostas por Chico com o “eu lírico feminino” é a clássica “Olhos nos Olhos”, de 1976. Mário Prata, o escritor sogro do Pedro Bial, diz que essa música foi inspirada por ele.

“Um dia, depois de mais uma briga com a Marta, eu chorei na rede que o Chico tinha na casa dele. No dia seguinte, ele já tinha parte da música pronta. O Chico cantarolou pra mim e quando chegava no trecho que dizia ‘muitos homens me amaram bem mais e melhor que você’, ele dava muita risada da minha cara”.

Chico conta que mandou “Olhos nos Olhos” para Maria Bethânia e, três ou quatro semanas depois, quando já começava a desconfiar que ela não tinha gostado da música, eis que lhe chega uma fita com a música já gravada por Bethânia.

De seu lado, Bethânia considera que, de todas as músicas do Chico que ela gravou, “Olhos nos Olhos” é a mais significativa. Deixemos, porém, os aniversariantes falar sobre essa música, no vídeo abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *