CHICO BUARQUE E MILTON NASCIMENTO – “O QUE SERÁ?” (“À FLOR DA PELE”)

Em 1976, convidado para compor uma música para a trilha sonora do filme “Dona Flor e seus dois maridos”, do cineasta Bruno Barreto, Chico Buarque, inspiradíssimo, escreveu uma letra que, de tão comprida, teve que ser dividida em três músicas.

Foi assim que nasceu “O Que Será?”, que, dividida, recebeu três subtítulos. A primeira parte – “O Que Será?” (“Abertura”) – foi gravada por Simone para o filme. Afinal, nada melhor que o sotaque baiano de Simone para interpretar a música de um filme inspirado em uma obra de Jorge Amado.

A segunda parte – “O Que Será?” (“À Flor da Terra”) – foi gravada por Chico e Milton Nascimento no disco “Meus Caros Amigos”, do primeiro. A participação de Milton se deu por mero acaso. Segundo conta o livro “A Canção no Tempo”, Chico estava na gravadora ensaiando a canção com Francis Hime, quando Milton, de passagem pelo estúdio, ouviu e gostou, surgindo daí o convite para que ele cantasse em dueto com Chico.

Na terceira parte – “O Que Será?” (“À Flor da Pele”) – Chico retribuiu a gentileza de Milton, cantando com ele em ritmo mais lento, a versão gravada para o disco “Geraes”, também de 1976   

“O Que Será?” chegou a ser censurada pela ditadura militar sob a justificativa de que a letra de Chico Buarque fazia uma alusão a Cuba. Chico não entendeu até hoje o motivo da censura, já que nem ele mesmo sabe explicar o que quis dizer na letra de “O Que Será?”. Ele diz, no entanto, que a alegação da censura não teria nenhum sentido, uma vez que a letra da música é uma pergunta.

De qualquer forma, embora nem o próprio Chico saiba o que quis dizer em “O Que Será?”, um desses professores entendidos em interpretação de textos escreveu que “se for para retratar Cuba, a letra se enquadra bem, pois mostra bem a realidade cubana; se for para criticar a ditadura, a letra também é bastante apropriada; e se for apenas um homem apaixonado que não sabe explicar o que é o amor, então a letra é perfeita”. Vá entender!

No vídeo abaixo, Chico e Milton cantam “O Que Será?” (“À Flor da Pele”). Se o prezado leitor ou a estimada leitora estiver a fim, poderá ver (AQUI) o José Wilker (Vadinho) pelado e ouvir Chico e Milton cantando “À Flor da Terra”, ou seja, a segunda parte da letra. 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *