CHICO CÉSAR – “SOBRADINHO”

Escrita pelos compositores Sá e Guarabyra em 1977, a música “Sobradinho” tinha como objetivo protestar contra a construção da Usina Hidroelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia. Era época da ditadura militar e a usina estava sendo construída meio que escondida.

A dupla ficou sabendo da construção através do pai de Guarabyra, que morava no sertão da Bahia. Eles usaram como mote uma suposta profecia do beato Antonio Conselheiro (nome verdadeiro: Antonio Vicente Mendes Maciel), líder religioso cearense que viveu entre 1930 e 1897 e foi um dos principais personagens da Guerra de Canudos.

Em certa ocasião, Conselheiro teria dito que “o sertão ia virar mar”, frase que foi aproveitada na canção de Sá e Guarabyra. O foco da música, no entanto, era contar o drama da população que estava sendo expulsa da região que seria alagada pela usina.

Cidades como Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado e Sento-Sé, citadas na música, tiveram que mudar de endereço para o surgimento da usina. Mesma situação vivenciada, mais ou menos na mesma época, pela nossa quase vizinha Rubinéia, inundada pelas águas da usina de Ilha Solteira.

“Sobradinho” voltou a ser assunto há cerca de um mês, depois de ser escolhida como tema de abertura da nova novela global das 18 horas. Dessa vez, a música – que já mereceu uma bonita releitura do Biquina Cavadão – ganhou uma bela interpretação do Chico César. É essa versão que poder ser ouvida abaixo:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *