COMPOSITOR CONSTANTINO MENDES FALECE EM RIO PRETO, AOS 57 ANOS

constantino-e-brasileiro-eu-amo-vocFaleceu ontem, por volta das 19:00 horas, no hospital  Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto, o cantor e compositor Constantino Mendes. Ele tinha 57 anos e, segundo informações, teria morrido de parada cardíaca, após passar por uma cirurgia.

Conversei com o Constantino Mendes, há alguns dias, no Supermercado Sakashita da Rua Oito, e ele, aparentemente, estava muito bem. Mas, as informações dão conta de que alguns exames feitos recentemente mostraram que ele precisaria de uma cirurgia para corrigir problemas no coração.

constantino3Por sinal, foram as coisas do coração que tornaram Constantino conhecido nacionalmente, como compositor, depois que a dupla Chitãozinho e Xororó gravou, em 1979, a música “60 Dias Apaixonado”, composição dele e de outro paulista, o Darcy Rossi.

“60 Dias Apaixonado” foi composta  quando o estado de Mato Grosso do Sul ainda não existia. No documentário “Nesses Versos”, Chitãozinho conta que a música foi encomendada a Constantino, numa época em que a dupla fazia muitos shows aqui na nossa região.

A dupla queria uma música com o bordão “60 dias apaixonado”, famoso nas rodas dos peões da região. O refrão e a música foram feitos por Constantino e depois repassada ao compositor Darcy Rossi, que finalizou a canção.

constantinoMas, não foi apenas Constantino que ficou conhecido com “60 Dias Apaixonado”. A até então desconhecida – para muitos – Aparecida do Taboado, também ficou famosa. A pequena cidade de Mato Grosso do Sul passou a ser chamada de “a cidade dos sessenta dias apaixonado”.

A música de Constantino é motivo de orgulho para a população de Aparecida do Taboado e uma espécie de segundo hino da cidade. Um monumento, logo na entrada da cidade, saúda os visitantes com a frase: “bem vindos à terra dos 60 dias apaixonado”.

Constantino Mendes levava uma vida simples aqui em Jales, onde morava e onde está sendo velado. Seu corpo será sepultado às 17:00 horas desta quinta-feira. Abaixo, um vídeo com Chitãozinho e Xororó cantando “60 Dias Apaixonado”:

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

15 comentários

  • Anônimo

    Ícone Nacional de nossa região que agora descansa em sono eterno… Va com Deus e fique em eterna morada juntamente de outros tantos mestres da verdadeira cultura sertaneja… Meus sentimentos aos familiares..

  • Telma Ferrari

    Pessoa com quem adorava bater papo, a simplicidade era sua marca, muito inteligente. Meu cliente, amigo que juntos recordávamos muitas coisas vividas na minha infância e do meu avô, pessoa por quem ele tinha muito respeito. Fiquei muito triste…

  • anonimos

    Onde está sendo velado o corpo?

  • Marcus

    Eu tive o prazer de ter conhecido Constantino. Conheci ele nas dependencias do Frigoestrela em Estrela D´Oeste empresa que ele menciona na música Morena de Populina… o pouco contato que tive com ele pude perceber a pessoa ímpar que ele era… realmente a tivemos uma perda sem igual… Que DEUS conforte os corações dos familiares e amigos.

  • Anonimo

    O filho delea, ou ele mesmo era revendedor do Frigoestrela?

  • Constantino Mendes e sua família de origem, são da minha cidade(Populina),conheço desde criança.Entrei no site oficial do Chitãozinho e Xororó,estranhamente o site não disponibiliza a fixa técnica dos discos,o público de música sertaneja devia ser mais exigente.Eu que não aprecio o Gênero,sei que em 82 a dupla gravou duas músicas de Constantino,e em 84 gravaram mais uma,deve ter várias outras,falta documentação.A cultura sertaneja está de luto.

  • PINHO

    Em 1979 assisti a um show da dupla Milionário e José Rico num circo instalado na cidade de Populina. O Constantino estava lá e a dupla fez questão da cantar a música “60 dias apaixonados” como forma de homenageá-lo. O público o aplaudiu de pé.

  • Bolo de Aniversário

    A musica sertaneja esta de luto, os nossos sentimentos a família do Constantino, e parabéns Cardosinho pela linda homenagem postando a musica Sessenta dias apaixonado. Um mito da musica sertaneja que foi embora para outra vida e vai deixar muita saudadessssss!

  • COLOMBO

    Conheci o Constantino através do Saudoso Locutor Jara Roberto, os dois até tentaram formar uma dupla na década de 80, quando iniciei minha carreira de radialista na Radio Assunção, Jara e Constantino foram grandes amigos. Constantino também é o compositor da musica Ela Fez a Minha Cabeça do Chitão, ultimamente era frequentador da Sauna do Jales Clube onde de vez enquanto dava sua canja musical aos amigos. Fará Muita Falta entre nós. Vá com Deus!

  • carrapicho Populina

    PERDEMOS UM FILHO QUERIDO MAIS UMA VEZ POPULINA E REGIÃO ESTA DE LUTO.DESCANSE EM PAZ SAUDOSO (CONSTANTE) ÉRA COMO EU O TRATAVA.

  • zuchi

    Pessoa simpática, educada. vai nos deixar grandes recordações. Meus pesames à família enlutada.

  • barbie

    meus sentimentos para toda a familia a musica sertaneja esta de luto e tbm Jales esta de LUTO perdemos um grande icone da musica serteneja que o constantino descanse em paz ao lado do nosso querido pai Deus.

  • Jose Cabral

    Amigo de infancia que agora descansa no reino do céu, onde tem muita gente boa esperando ele, principalmente seu idolo Tião Carreiro.

  • nelson

    tambem sou de populina e fã da autentica musica sertaneja…..uma composisão quando é boa, cai na boca do povo…e se torna eterna………..quanta porcaria de musica sertaneja atual tem por ai. letras e melodias horriveis..como disse a inezita barroso, são duas linhas que nunca vão se cruzar…….
    descanse em paz constantino…sua mensagem vai ficar com certeza……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *