CYB4 – “NADA SERÁ COMO ANTES”

O texto é da Fórum:

Cynara Ribeiro de Sá Leite Faria, cantora do Quarteto em Cy, um dos grupos mais importantes da história da Música Popular Brasileira, faleceu na terça-feira (11) devido a uma insuficiência respiratória. A artista, de 78 anos, estava internada no Hospital Prontocor, no Rio de Janeiro, desde a semana passada após ter quebrado o fêmur em um acidente doméstico e ter passado por cirurgia.

Segundo a assessoria de imprensa do grupo, ela teve complicações no quadro de saúde logo após o procedimento médico, o que levou a uma pneumonia que a deixou debilitada. Em nota, o Quarteto lamentou a perda: “É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade”.

Cynara deixou três filhos, João, Irene e Francisco; quatro netos, Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius; e duas irmãs em Cy, Cyva e Cilene. Em agradecimento, o grupo destacou sua incrível jornada musical e projetos, principalmente aqueles em prol da família, algo sagrado para ela.

A cantora ficou famosa por integrar o Quarteto em Cy nos anos 1960, juntamente com suas irmãs Cyva, Cylene e Cybele (1940-2014).

O grupo é considerado o maior e mais antigo quarteto vocal feminino do Brasil. As quatro irmãs nasceram em Ibirataia, na Bahia, e mudaram-se para o Rio de Janeiro para divulgar seu trabalho na música.

Elas tiveram apoio do poeta Vinícius de Moraes (1913-1980), que as apelidou de Baianinhas, sendo que o grupo ficou conhecido internacionalmente como The Girls From Bahia (As Garotas da Bahia, em tradução livre). O nome Quarteto em Cy foi uma sugestão do compositor Carlinhos Lyra.

Cynara defendeu, em 1968, no III FIC (Festival Internacional da Canção), ao lado de sua irmã Cybele (falecida em 2014), a canção “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque. A canção ficou em primeiro lugar, fato que provocou na ocasião vaias da plateia, pois parte do público preferia “Caminhando” (Pra não dizer que não falei das flores), composição engajada de Geraldo Vandré que fazia críticas aos militares em pleno auge da ditatura.

Não obstante a relevância da dupla Cynara & Cybele na era dos festivais, é como integrante do Quarteto em Cy que Cynara Faria ficará eternizada na história da música brasileira.

Obs.: Cynara foi a única componente do Quarteto em Cy a se casar com um integrante do MPB4 – Ruy Faria, com quem ela teve os três filhos retrocitados. Nos últimos tempos, em paralelo ao trabalho com o Quarteto em Cy, ela formou um quarteto vocal – o CyB4, foto acima – com a irmã Cyva, o filho Chico Faria e o ex-marido Ruy Faria, que faleceu em 2018, aos 80 anos.

No vídeo abaixo, o CyB4 canta “Nada Será Como Antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *