DANIEL BOAVENTURA – “FASCINAÇÃO”

Composta em 1905 pelo músico italiano Dante Pilade Fermo Marchetti (melodia), que estava excursionando pela França, e pelo francês Maurice de Féraudy (letra), a valsa “Fascination” ganhou uma versão em inglês, em 1932, mas mesmo assim permaneceu meio que esquecida por muito tempo. 

Em  1943, o paulista Armando Louzada – compositor, ator de cinema, escritor, radialista e uma porção de coisas mais – verteu a canção para o português e a entregou ao cantor Carlos Galhardo, que a gravou no mesmo ano.

Mas a canção só ganhou o mundo quando, em 1957, foi incluída no filme americano “Love In the Afternoon” (“Amor na Tarde”, aqui no Brasil), estrelado pela esfuziante Audrey Hepburn (ao lado). No filme, a música foi interpretada em inglês, pela cantora Jane Morgan (aqui), quase tão linda quanto a Audrey.

Aqui em terras tupiniquins, Fascinação” ganhou sua versão definitiva em 1976, quando Elis Regina a incluiu no show e no disco “Falso Brilhante”

Na versão de Elis, as duas últimas estrofes da música, presentes na versão de Carlos Galhardo, foram, digamos assim, “esquecidas”. Mas, Elis era Elis. A partir dela ninguém mais cantou os versos “esquecidos”. E olhem que “Fascinação” foi regravada por muitos brazucas, depois de Elis.

Nana Caymmi, Ney Matogrosso, Renato Teixeira, Sandy e a filha da Pimentinha, Maria Rita, estão entre os cantores que revisitaram esse clássico. Já o indefectível José Augusto também gravou “Fascinação”, mas preferiu uma versão diferente, escrita provavelmente por ele mesmo (aqui).

Com um detalhe: José Augusto lançou sua “Fascinação” em 1976, mesmo ano em que Elis lançou a dela, o que talvez explique porque sua versão passou meio despercebida.

No vídeo, o cantor/ator Daniel Boaventura – com um sotaque esquisito, talvez porque estivesse cantando com a Orquestra Sinfônica de Moscou – canta “Fascinação”, também sem os versos finais de Armando Louzada, ouvidos somente na versão de Carlos Galhardo.

Não é a minha versão preferida, mas é o que temos pra hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *