DIOGO NOGUEIRA – “LAMA NAS RUAS”

Nesse Brasil sem memória, é provável que muita gente não se lembre do exemplo de solidariedade dado pelo cantor/compositor Zeca Pagodinho em janeiro de 2013, quando chuvas torrenciais castigaram o Rio de Janeiro, especialmente a região onde ele mora, em Duque de Caxias.

Zeca não se fez de omisso. Ele foi à luta, enfrentando a enxurrada e a lama das ruas, transportando vítimas do temporal, procurando pessoas desaparecidas, distribuindo cestas básicas para desabrigados e até acolhendo algumas pessoas em seu sítio, em Xerém.

Por coincidência, um dos primeiros sucessos de Zeca Pagodinho se chama exatamente “Lama nas Ruas”, com letra dele e melodia do saudoso Almir Guineto. Almir de Souza Serra era o nome verdadeiro do sambista que deixou este mundo cruel em maio de 2017. Guineto é uma derivação de seu apelido “magnata”, que virou “magneto” e depois “guineto”.

Num dia chuvoso de 1986, Zeca, ainda solteiro, passou boa parte da manhã paquerando uma moça e tentando convencê-la a sair com ele, mas a moça, sob o pretexto de que estava chovendo muito, não deu mole a Zeca.

À tarde, Almir Guineto apresentou a Zeca uma melodia e pediu que ele fizesse a letra. Inspirado nas coisas poéticas que tinha dito à moça de manhã, na tentativa de cativa-la, Zeca escreveu “Lama nas Ruas”. Foi a primeira parceria dos dois compositores.

“Lama nas Ruas” foi lançada por Almir ainda em 1986, no LP “Almir Guineto”, o terceiro de sua discografia e o mesmo em que ele lançou “Conselho”, a música pela qual será sempre lembrado. Zeca Pagodinho já gravou “Lama nas Ruas” duas ou três vezes. Beth Carvalho também a regravou, assim como a sambista Dorina.

Mais recentemente, em encontro que homenageou Zeca, foi a vez de Diogo Nogueira fazer sua releitura de “Lama nas Ruas”. É essa a versão que estamos postando no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *