DJAVAN – “OCEANO”

Não parece, mas a música “Oceano”, um dos maiores sucessos do alagoano Djavan, já completou 32 anos. Lançada em 1989, foi uma das músicas mais tocadas naquele ano, depois de incluída na trilha sonora da telelágrimas global “Top Model”, onde embalava as venturas e desventuras do casal interpretado por Malu Mader e Taumaturgo Ferreira.

Segundo explicou Djavan em entrevista recente (aqui), “Oceano” nasceu de uma ideia sua de compor uma música em espanhol, com características do ritmo flamenco. Depois de algum tempo, ele acabou desistindo da ideia, mas deixou a melodia gravada em uma fita K7, que foi abandonada em uma gaveta.

Cinco anos depois, Djavan fazia um tour pelos Estados Unidos, quando recebeu uma ligação da filha, Flávia Virgínia. Em meio à conversa, Flávia disse que tinha remexido nas fitas do pai e encontrou uma música que, na opinião dela, era muito bonita e devia ser aproveitada por Djavan.

O pai, curioso, pediu para ouvir a música por telefone mesmo. Depois de ouvir a preciosidade engavetada, ele concordou com a filha quanto à beleza da música. De volta ao Brasil, Djavan tratou de finalizar a melodia e escrever uma nova letra, em português, preservando, no entanto, a influência do flamenco.

“Oceano” tem inúmeras regravações, o que demonstra sua importância. Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Toots Thielemans, Boca Livre, MPB4 e Quarteto em Cy, Caetano Veloso, Ângela Maria, Tim Maia e, mais recentemente, o trio Melim, são alguns que gravaram releituras da música.

O próprio Djavan já a regravou em espanhol e inglês. E o cantante Zucchero, acompanhado por Sérgio Mendes, também fez a sua versão – “Un Oceano di Silenzi” – em italiano. Dito isso, vamos ao vídeo com Djavan interpretando “Oceano”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *