DOIS INTEGRANTES DO BOCA LIVRE DEIXAM O GRUPO POR DIVERGÊNCIAS POLÍTICAS

As divergências de Zé Renato e Lourenço Baeta (os dois à esquerda) foram com o bolsonarista Maurício Maestro (último à direita). David Tygel, o quarto integrante (sentado) não é bolsonarista, mas disse que vai continuar por amor ao grupo.

A notícia é do blog do Mauro Ferreira, no G1:

Um comunicado postado pela empresária e produtora Memeca Moschkovich na noite de sábado, 16, entristeceu admiradores e seguidores do grupo carioca Boca Livre.

A nota oficial anuncia que os cantores e músicos Zé Renato e Lourenço Baeta deixam o quarteto agrupado em 1978 e que, por quatro décadas, construiu obra pautada pela harmonia vocal e pela sofisticação da MPB. Maurício Maestro, detentor da marca Boca Livre, seguirá com o grupo ao lado de Davi Tygel.

Embora o comunicado oficial omita a razão das saídas dos dois integrantes, sabe-se que o racha no quarteto aconteceu por divergências políticas. Em bom português, a polarização que divide o Brasil tem provocado rupturas no meio artístico e atinge grupo que fez história na música brasileira.

Formado originalmente por Zé Renato, Claudio Nucci (o segundo, na foto ao lado), Mauricio Maestro e David Tygel, o Boca Livre alcançou projeção nacional em 1979 com a edição de álbum independente que, desafiando as leis do mercado fonográfico, emplacou em todo o Brasil as músicas Toada (Na direção do dia) e Quem tem a viola.

Como Claudio Nucci saiu do grupo em 1980, sendo substituído por Lourenço Baeta, o Boca Livre acabou associado primordialmente ao canto afinado de Zé Renato.

Mesmo fora do olho do furacão midiático a partir da segunda metade dos anos 1980, o quarteto seguiu com público fiel e com álbuns aclamados em nichos da música brasileira, como Amizade (2013) e o recente Viola de bem querer (2019).

Embora em tese o grupo vá continuar em cena, é difícil imaginar o Boca Livre sem Zé Renato.

O Bozo é tão nocivo que conseguiu separar um grupo com mais de 40 anos de estrada. O Zé Renato e o Lourenço Baeta devem ter se enchido. Afinal, conviver com um bolsonarista não é facil.

No vídeo, o Boca Livre canta o seu maior sucesso – “Toada” – com o MPB-4, cujos componentes são todos anti-Bozo. Veja AQUI

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *