ELIETE NEGREIROS – “SÚPLICA”

Eu bem que procurei um vídeo com algum(a) cantor(a) interpretando “Súplica” ao vivo, mas não encontrei, embora essa valsa tenha sido gravada por muitos artistas, incluindo a nossa “Abelha Rainha”, Maria Bethânia.

Composta em 1938 por Otávio Gabus Mendes, José Marcílio e Deo, “Súplica” é considerada pelos entendidos como a primeira composição em versos brancos – ou seja, sem rimas – da nossa MPB. Aliás, a letra escrita por Otávio é considerada o ponto alto de “Súplica”

“Aço frio de um punhal foi seu amor pra mim/ Não crendo na verdade implorei, pedi/ As súplicas morreram sem eco, em vão/ Batendo nas paredes frias do apartamento”. Como se vê, a título de exemplo, não há nenhuma rima nesses versos de “Súplica”.

É possível que os prezado leitor ou a estimada leitora já tenha ouvido o sobrenome Gabus Mendes. Otávio era o pai do escritor de novelas Cassiano Gabus Mendes, que faleceu em 1993, e avô dos famosos atores Cássio Gabus Mendes e Tato Gabus Mendes.

Embora, como já se disse, tenha sido composta em 1938, “Súplica” só foi gravada dois anos depois, por Orlando Silva. Depois dele, muita gente a regravou, como Carlos José, Nelson Gonçalves, Zé Renato, Marcos Sacramento, Roberto Silva, Cauby Peixoto e a já citada Maria Bethânia.

Nos anos 80/90, um saudoso amigo, o poeta Francisco Valdo de Albuquerque, sempre que viajava a São Paulo, me trazia alguns discos. Em certa ocasião, o Valdo me trouxe um LP da cantora Eliete Negreiros – então considerada a musa da vanguarda paulista, mas que pouca gente conhecia aqui em Jales – me garantindo que se tratava de uma das melhores cantoras que ele já ouvira.

O disco, chamado “Canção Brasileira – Nossa Bela Alma”, de 1992, deu a Eliete, o prêmio de “Melhor Cantora” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). E o bolachão, que eu ouvia cotidianamente, começava exatamente com a releitura de Eliete para “Súplica”, de modo que decorei a música.

Em 1996, Eliete gravou seu último disco e depois desapareceu. Desapareceu é modo de dizer. Eliete Eça Negreiros, na verdade, virou escritora e já escreveu três livros – todos sobre a música brasileira e seu amor a ela – o último deles chamado exatamente “Amor à Música”, lançado em 2022.

No vídeo abaixo, temos o áudio de Eliete Negreiros cantando “Súplica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *