ERASMO CARLOS E GAL COSTA – “DETALHES”

No vídeo abaixo, dois grandes artistas brasileiros – Gal Costa e Erasmo Carlos – que se foram para o outro lado do mistério neste novembro de 2022. Eles cantam “Detalhes”, um clássico da obra da dupla Erasmo/Roberto Carlos, que contabiliza mais de 200 composições em parceria, incluindo coisas que o prezado leitor provavelmente nunca ouviu falar, como “A bronca da galinha”, “Brotinho transviado”, “Madame sabe tudo” e outras.

Inclui, também, sucessos inesquecíveis como “As canções que você fez pra mim”, “Café da manhã”, “Cavalgada”, “Emoções”, “Sua Estupidez”, “Amante à moda antiga” e, é claro, “Detalhes”, música que completou 50 anos em 2021, sem nunca sair da moda.

“Detalhes” foi lançada em dezembro de 1971, mesmo ano em que Chico Buarque lançou “Construção” e Toquinho & Vinícius lançaram “Tarde em Itapoã”. Naquele ano, Roberto completou 30 anos e lançou seu 13º álbum, que, além de “Detalhes”, tinha “Amada amante”, “Como dois e dois”, “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, “De tanto amor” e outras menos votadas.

É importante ressaltar que “Detalhes” marcou uma mudança significativa na carreira de Roberto Carlos, cujas músicas eram inspiradas no rock and roll norte-americano e inglês. Com o disco de 1971, surgiu o Roberto Carlos romântico.

Há quem diga que “Detalhes” foi inspirada em uma ex-namorada, Magda Fonseca, primeiro grande amor de Roberto. Ela teria desmanchado o namoro quando se mudou com a família para os Estados Unidos. Mas há também quem garanta que a inspiração foi Sílvia Amélia, uma socialite carioca cujo coração ele disputou – e perdeu – com um jornalista. Roberto nega as duas versões.

O que ele não nega é que a canção nasceu em uma noite de março de 1971. Roberto estava em casa e, de repente, pegou o violão e fez um primeiro verso para uma melodia. Insistiu um pouco mais e fez um segundo. Tentou fazer o terceiro verso e não conseguiu. Ele registrou o que tinha feito em um gravador e foi dormir.

No dia seguinte, ao ouvir a fita, se surpreendeu, pois considerou muito ruins os versos que tinha feito. O rei passou então a refazer tudo e recriou os primeiros versos, agora em definitivo: “Não adianta nem tentar me esquecer/ durante muito tempo em sua vida eu vou viver…”.

Mais tarde, Roberto ligou para Erasmo e chamou o amigo para ajudá-lo a compor a música. Era uma tarde de muita chuva em São Paulo e os dois trabalharam animadamente, verso a verso, nota a nota, até que finalizaram a nova composição.

Em 1980, Erasmo Carlos lançou o disco “Erasmo Convida” em que fazia duetos com convidados especiais. Gal Costa dividiu com ele a interpretação de “Detalhes”, Eis o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *