ERASMO CARLOS – “GATINHA MANHOSA”

A música “Gatinha Manhosa”, uma balada roqueira, foi composta pela dupla Roberto e Erasmo Carlos em 1965 e, segundo se diz desde aquela época, teria sido inspirada em uma namorada do Erasmo, algo que ele nunca confirmou oficialmente.

A primeira gravação, curiosamente, não foi do Erasmo, mas do grupo Renato e Seus Blue Caps, do qual o Tremendão tinha feito parte dois anos antes. Um dos sucessos do disco de 1963 do grupo foi “Lobo Mau”, que tinha Erasmo Carlos nos vocais.

Renato e seus chapéus azuis gravaram “Gatinha Manhosa” no LP “Viva a Juventude”, de 1965, mas a música acabou passando meio que despercebida, já que o grande sucesso do disco foi “Menina Linda”, uma versão de “I Should Have Known Better”, dos Beatles.

Somente no ano seguinte foi que Erasmo, já em carreira solo, incluiu “Gatinha Manhosa” em seu segundo LP, chamado “Você me Acende”, e aí sim a música se transformou em um estrondoso sucesso. À época, Erasmo era um dos apresentadores do programa Jovem Guarda, o que colaborou para o sucesso da música.

No final dos anos 80, mais especificamente em 1988, o roqueiro Leo Jaime incluiu uma regravação de “Gatinha Manhosa” em seu disco “Direto do meu coração pro seu”. À época, Leo foi criticado pois, segundo seus críticos, ele estaria se desviando de sua trajetória roqueira. O fato é que a versão dele fez muito sucesso e se tornou obrigatória em seus shows.

Quarenta e quatro anos após o lançamento da música e vinte e um anos depois da gravação de Leo Jaime, foi a vez da cantora e compositora Adriana Calcanhotto fazer, em 2009, uma releitura de “Gatinha Manhosa”, em homenagem à sua gatinha, chamada Ming. A música foi gravada no CD “Partimpim Dois”, em que Calcanhotto assume a personagem infantil Adriana Partimpim.

No vídeo abaixo, uma versão ao vivo de Erasmo Carlos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *