FERNANDA TAKAI – “LOVE ME TENDER”

Oficialmente, “Love me Tender” (Me ame suave ou Ama-me com ternura) foi composta em 1956 para a trilha sonora de um filme que se chamaria, em princípio, The Reno Brothers, um western sobre a Guerra Civil Americana.

A melodia de “Love me Tender”, com outra letra, já existia, no entanto, há quase 100 anos. Originalmente, a música foi batizada de “Aura Lee” e embalou os soldados que participaram da Guerra da Secessão (1861-1865).

Em agosto de 1956, Elvis fechou um contrato para estrelar o seu primeiro longa-metragem, o já citado The Reno Brothers e uma das cláusulas do contrato o obrigava a gravar a canção-tema do filme, ainda não escolhida. O diretor musical do filme, Ken Darby, submeteu, então, cinco melodias a Elvis que, de imediato, escolheu “Aura Lee”.

Era preciso, no entanto, uma nova letra. Darby trocou ideias com sua mulher, Vera Matson, que também era compositora, e, em menos de 24 horas ela escreveu a nova letra para “Aura Lee”, e deu a ela o nome de “Love me Tender”. Elvis gostou da letra, mas fez algumas pequenas modificações, de modo que seu nome aparece também como autor.

A música – a primeira balada cantada por Elvis, até então um cantor de rock – foi apresentada pela primeira vez no programa Ed Sullivan Show, e fez tanto sucesso que, no dia seguinte, mesmo antes de ter sido gravado, o futuro compacto, já recebeu mais de um milhão de encomendas.

“Love me Tender” fez tanto sucesso, antes mesmo de chegar às lojas, que o diretor do filme – que se chamaria The Reno Brothers, lembram-se? – decidiu dar ao longa metragem o mesmo nome da música. Depois de Elvis, artistas como Tony Bennett, Kenny Rogers, Paul Anka, Ray Conniff, Linda Ronstadt, The Platters e até Frank Sinatra já a regravaram.

Aqui no Brasil, uma das últimas versões de “Love me Tender” é da Fernanda Takai (Pato Fu), no espetáculo Música de Brinquedo. Reparem no vídeo abaixo, que a letra da música, traduzida, não é lá grande coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *