FERNANDA TAKAI – “RITMO DA CHUVA”

Neta de japoneses (por parte de pai), Fernanda Barbosa Takai nasceu no Amapá mas vive em Belo Horizonte desde os nove anos de idade, o que explica sua discreta alma mineira. Dona de voz suave, a vocalista do Pato Fu iniciou sua carreira musical na banda “Data Vênia” e passou por outras duas bandas de nomes igualmente curiosos: “Fernanda e 3 do Povo” e “Sustados por 1 Gesto”.

No Pato Fu, Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior. Além das canções em português, Fernanda grava com frequência canções em inglês e japonês, tendo já cantado também em francês e espanhol com o Pato Fu.

Em 2001, Takai entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, publicada pela revista Time. Fora da música, ela escreve crônicas para os jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas e, em novembro de 2007, lançou o primeiro livro “Nunca Subestime uma Mulherzinha“, reunindo crônicas e contos publicados nos dois jornais.

Foi também em 2007 que Fernanda, paralelamente ao trabalho com o Pato Fu, gravou seu primeiro disco solo – “Onde Brilhem os Olhos Seus” – todo dedicado ao repertório de Nara Leão, eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte o melhor disco de MPB daquele ano.

Em 2009, Fernanda lançou o DVD “Luz Negra“, um registro ao vivo do show do mesmo nome, onde ela, além do repertório de Nara Leão, interpretou outras canções, como “Ben”, de Michael Jackson e “Ritmo da Chuva”, a música do vídeo abaixo.

“Ritmo da Chuva” é uma versão do Demétrius (Demétrio Zahra Neto) para a música “Rhythm of the Rain”, do grupo The Cascades. Lançada em 1968, a versão de Demétrius se transformou no maior sucesso de sua carreira como cantor e um dos maiores sucessos da Jovem Guarda.

Confiram no vídeo, a delicada releitura de “Ritmo da Chuva”, com a Fernanda Takai. O rapaz de chapéu que a acompanha ao violão é o marido dela, John Ulhôa, também integrante do Pato Fu.

2 comentários

  • É incrível como a vocalista de uma banda de rock tem a voz tão doce e delicada,não à toa é sempre comparada com Os Mutantes,outro grupo que tinha na linha de frente dos vocalistas uma cantora de voz suave e macia como Rita Lee.

  • O Nelson Motta dizia que enquanto a Elis Regina cantava MPB com voz de roqueira,a Rita Lee cantava rock com voz de bossa-nova.O mesmo se aplica à Fernanda Takai,que vez ou outra adora cantar músicas-românticas com apelo bem popular – Aquelas canções que o público adora e a crítica chama pejorativamente de bregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *