FREDDIE MERCURY – “WE ARE THE CHAMPIONS”

O dentuço Freddie Mercury teria completado 75 anos em setembro passado, não fosse a aids que abreviou sua passagem por este mundo cruel. Ele nem sempre atendeu pelo nome de Freddie Mercury. Nascido em Zanzibar, atual Tanzânia, seu nome de batismo era Farrokh Bulsara.

Na quarta-feira passada, 24 de novembro, completou-se 30 anos que Freddie foi para outro plano. Vocalista, pianista e principal compositor da banda inglesa Queen, ele conviveu com a aids durante quatro anos, numa época em que a droga mais eficaz contra a doença era o AZT e o preconceito contra os soropositivos era imenso.

Talvez, por isso, apesar dos boatos insistentes dos tabloides britânicos, como o The Sun, que já vinham noticiando durante todo aquele ano de 1991 que Freddie Mercury tinha aids, o astro pop só declarou oficialmente que era portador do vírus um dia antes de morrer.

Apesar de declaradamente homossexual, o grande amor de Freddie foi uma mulher. Trata-se de Mary Austin, que o conheceu em 1970, quando ela tinha 19 anos e ele, que ainda não era famoso, tinha 24 anos. Eles moraram juntos durante seis anos e o relacionamento acabou quando Freddie disse a Mary que era gay.

Mesmo com a separação, eles continuaram próximos. Quando Freddie morreu, deixou 50% de seus ganhos futuros para Mary, além de parte de sua fortuna, incluindo a mansão em que morava, avaliada em R$ 150 milhões. Mary, atendendo a um desejo de Freddie, é a única pessoa que sabe onde foram guardadas as cinzas do astro do rock.

No auge do sucesso, Freddie se apresentou no Brasil com o Queen em dois shows no Morumbi, em março de 1981. Mas foi no Rio de Janeiro, durante a primeira edição do Rock in Rio, que a banda alcançou seu recorde de público (mais de 250 mil pessoas) em cada uma das noites (11 e 18 de janeiro de 1985).

As composições do Queen eram tão populares no Brasil que o próprio Freddie Mercury ficou surpreso ao ouvir toda plateia, cantando a uma só voz em um país que não se fala inglês, os versos da música Love of  My Life.

No vídeo abaixo, que já tem quase 94 milhões de visualizações, Freddie Mercury canta um dos maiores sucessos do Queen, “We Are The Champions”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *