GAL COSTA E MILTON NASCIMENTO – “CANÇÃO DO SAL”

“Canção do Sal” foi a primeira música gravada de Milton Nascimento. E foi gravada por ninguém menos que Elis Regina, em 1967, após conhecer algumas músicas do então desconhecido Milton. Elis foi uma descobridora de grandes compositores, como Belchior, Ivan Lins, Renato Teixeira, João Bosco e, é claro, Milton.

Belchior, por exemplo, passava por dificuldades, tendo que vender o violão para pagar algumas contas, quando Elis gravou “Como Nossos Pais” e “Velha Roupa Colorida”, e, a partir daí, ele ficou conhecido e sua carreira deslanchou.

Ivan Lins é um dos compositores brasileiros mais conhecidos no mundo. Ele foi revelado para o Brasil depois que Elis gravou “Madalena”. E João Bosco, muito antes de se tornar nacionalmente conhecido, teve algumas de suas composições gravadas por Elis. A primeira foi “Bala com Bala”.

Já o Renato Teixeira ganhou notoriedade após Elis gravar “Romaria”. Ele mesmo disse, em certa ocasião, que “Elis Regina me deu popularidade, viabilizou minha carreira e me projetou nacionalmente. O que ela me deu, nada nessa vida vai me dar”.

No vídeo abaixo, Gal Costa conta que já planejou ter um filho com Milton Nascimento. E Milton conta como foi o seu primeiro encontro com Elis, quando mostrou a ela algumas músicas. Juntos, Gal e Milton cantam a “Canção do Sal”.

Essa música é muito lembrada no Dia do Trabalho. Ela fala do sacrifício de um pai que trabalha duro em uma salina para sustentar sua família e encaminhar os filhos para a escola, a fim de que eles estudem e tenham outras opções de trabalho.

A música faz referência, também, ao fato de que, antigamente, o trabalho era pago em sal. Salário deriva do latim salarium, que significa “pagamento de sal” ou “pelo sal”. O termo vem do antigo Império Romano, pelo fato de que o sal valia muito, pois era uma das poucas maneiras para preservar a carne.

Vamos ao vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *