GAL COSTA E RUBEL – “BABY”

Composta por Caetano Veloso a pedido de sua irmã Maria Bethânia, a música “Baby” acabou sendo associada à voz de Gal Costa. Em seu livro “Verdade tropical”, Caetano conta que Bethânia, ao encomendar-lhe a música, sugeriu que ela se chamasse “Baby” e terminasse com a frase “leia na minha camisa, Baby, I love you”.

 

A sugestão de Bethânia foi inspirada nas camisetas utilizadas por jovens da época, estampadas com a frase “I love you”. Corria o ano de 1968 e Caetano resolveu que a canção seria incluída no icônico LP coletivo “Tropicália” ou “Panis et Circences”, que inaugurou o movimento tropicalista, com Caetano, Gil, Tom Zé, Mutantes, Nara Leão e Gal Costa.

 

Maria Bethânia preferiu ficar de fora do disco. Ela – que não gostou de ter sido taxada de musa da canção de protesto, por “Carcará”, não queria se vincular a nenhum movimento artístico. Sobrou, então, para Gal gravar “Baby”, que se transformou no seu primeiro grande sucesso.

 

Depois disso, Gal incluiu outras versões dessa canção em outros quatro discos – a maioria ao vivo, como é o caso do seu “Acústico” – todas muito bonitas, mas nenhuma tão significativa quanto a versão original, que teve arranjo do maestro Rogério Duprat e uma pequena participação de Caetano ao final, com um contracanto de “Diana”, o sucesso de Paul Anka.

 

Maria Bethânia não participou do disco “Tropicália”, mas, naquele mesmo ano de 1968 incluiu “Baby” no histórico show “Recital na Boate Barroco”, que virou disco. No show, antes de cantar a música, Bethânia faz questão de dizer: “vou cantar uma música que o Caetano fez pra mim; o nome dela é Baby”.

 

Rita Lee, que participou do disco “Tropicália”, também a gravou, mas “Baby”, definitivamente, é de Gal. Tanto que ela está lançando uma nova versão – a sexta – dessa vez com a participação do cantor e compositor fluminense Rubel, em gravação mais uma vez ao vivo, registrada em fevereiro passado. O single foi lançado ontem, 31 de julho. Vejam – e ouçam – o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *