“GAROTA DE IPANEMA” SE TORNA CANÇÃO BRASILEIRA MAIS GRAVADA NO MUNDO

Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema, hoje com 76 anos, inspirou a canção quando tinha 17 anos. Ela – que já foi morena – não conhecia Tom e Vinícius, que, sentados a uma mesa do Bar Veloso, a viam passar quase todas as manhãs em direção à praia.

Durante uns dois anos, Helô não sabia que a música tinha sido feita pra ela. Tom tinha receio de revelar ao mundo quem era a Garota de Ipanema, pois ficara sabendo que o pai de Helô era militar e ele não queria problemas com o regime.

Somente em 1965, depois que algumas meninas andaram dizendo ser a Garota de Ipanema, foi que Vinícius decidiu revelar quem era a verdadeira musa inspiradora da canção.

Depois da revelação, o noivo de Helô, desconfiado de que, com a fama, apareceriam outros interessados nela, tratou de adiantar o casamento que, por sinal, dura de 1966 até os dias de hoje. 

Recentemente, Helô revelou em entrevista televisiva, que a sua versão preferida de “Garota de Ipanema” é a que Frank Sinatra e Tom Jobim cantam juntos. É essa versão que pode ser vista no vídeo abaixo. Notem que Tom não era craque apenas no piano.

Reparem na notícia da coluna do Ricardo Feltrin, no UOL, que seis das dez músicas brasileiras mais regravadas são de autoria ou co-autoria do maestro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom. Três delas em parceria com Vinícius de Moraes.

Mudou o ranking das músicas que tiveram mais versões e gravações no país. Após décadas, “Aquarela do Brasil” perdeu o posto de composição com mais interpretações.

A nova líder é “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, gravada em 1963 e lançada um ano depois. A “musa” da canção foi Helô Pinheiro, então com 18 anos. Hoje ela tem 76.

Segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), já contabiliza 423 gravações, contra 416 de “Aquarela”, de Ary Barroso.

A mudança foi constatada pelo Ecad em uma atualização dos seus dados no fechamento de 2021.

Veja a lista das 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos

1 – Garota de Ipanema – Vinicius De Moraes / Tom Jobim: 423 gravações

2 – Aquarela do Brasil – Ary Barroso: 416 gravações

3 – Carinhoso – Braguinha / Pixinguinha: 414 gravações

4 – Asa Branca – Humberto Teixeira / Gonzagão: 361 gravações

5 – Manhã de Carnaval – Antônio Maria / Luiz Bonfá: 293 gravações

6 – Eu Sei Que Vou Te Amar – Vinicius de Moraes / Tom Jobim: 268 gravações

7 – Corcovado – Tom Jobim: 256 gravações

8 – Chega de Saudade – Vinicius de Moraes / Tom Jobim: 254 gravações

9 – Wave – Tom Jobim: 253 gravações

10 – Desafinado – Newton Mendonça / Tom Jobim: 241 gravações.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *