GERALDO AZEVEDO – “DIA BRANCO”

Uma das mais belas declarações de amor da música popular brasileira, “Dia Branco” – composta por Geraldo Azevedo e Renato Rocha – é uma das músicas mais tocadas em casamentos. O próprio Geraldo Azevedo já foi contratado para cantá-la em um casamento.

Foi um presente do noivo para a noiva, que era fã do Geraldinho e adorava “Dia Branco”. O detalhe é que Geraldo começou a cantar a música e a noiva nem percebeu a presença dele. Foi preciso que o noivo desse alguns cutucões para que a noiva olhasse para o lado e visse que era o próprio Geraldo Azevedo quem estava cantando.

Eu não sei se os meus amigos Neto e Gislaine, da Delegacia de Polícia aqui de Jales, se casaram ao som de “Dia Branco”. O que eu sei é que eles, sempre pedem essa música no programa que apresento aos domingos na Regional FM, o Brasil & Cia. E se você tiver um tempinho, ouça/veja um noivo desafinando e uma noiva se derretendo aqui.

“Dia Branco” foi lançada no início de 1979 pela cantora Amelinha, a ex do Zé Ramalho. Geraldo Azevedo só a gravou dois anos depois, no disco Inclinações Musicais, de 1981. Geraldo explica que a composição da música deu tanto trabalho que ele relutou em gravá-la.

A música foi inspirada por um beatle. Num certo dia, depois de ouvir um disco inteiro do George Harrison, Geraldinho pegou o violão e começou a dedilhar uma melodia. Depois, ele mostrou a tal melodia ao poeta Renato Rocha que, por incrível que pareça, tinha alguns versos que se encaixavam na primeira parte da música.

O problema foi a segunda parte, que demorou uns dois ou três anos para ficar pronta. Depois de tanto trabalho, Geraldo engavetou a canção e, mesmo tendo gravado dois álbuns pós-“Dia Branco”, deixou a música de fora de ambos os álbuns. Um dia, ele resolveu mostrá-la a Amelinha, que, percebendo a beleza da música, pediu autorização para gravá-la.

Além de Amelinha e Geraldo Azevedo, “Dia Branco” já foi regravada por vários outros artistas, entre eles Simone, Elba Ramalho e Roberta Sá. Recentemente, ela foi regravada em ritmo de samba pelo cantor El Pavuna (aqui).

E ontem, sexta-feira, Chico César e Geraldo Azevedo, que estão fazendo uma turnê pelo Brasil, lançaram mais uma versão dessa música (ouça aqui), com Geraldinho no violão e Chico na viola de 12 cordas.

No vídeo abaixo, uma versão “ao vivo”, com o Geraldo Azevedo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *