IBOPE: SERTANEJO É O ESTILO MAIS OUVIDO POR BRASILEIROS NO RÁDIO. MPB É O SEGUNDO

radio

O sertanejo é o mais ouvido, mas a pesquisa mostra que a MPB continua firme e forte. A notícia é do G1:

A pesquisa “Tribos Musicais”, realizada pelo Ibope, indica que o sertanejo é o estilo mais ouvido por brasileiros no rádio. O levantamento indica os tipos de música que ouvintes de rádio escutaram em período de sete dias. O estilo sertanejo foi escutado por 58% do público.

Em segundo lugar na pesquisa sobre a audiência de rádio ficou a MPB, ouvida por 47% do público. Em 3º ficaram samba e pagode, com 44%. Forró e rock ficaram empatados em 4º lugar, com 31%. Também foram citados música eletrônica (29%), religiosa (29%), axé (26%), funk (17%), country (12%), clássica (11%) e jazz e blues (9%), segundo o Ibope. A pesquisa aceitava mais de uma resposta por pessoa, já que o ouvinte pode ter escutado mais de um estilo de música durante o período.

O levantamento também traçou o perfil dos fãs de cada gênero. Entre os ouvintes de rock e MPB, a maioria pertence à classes A e B, de renda mais alta e mais posses de bens, diz o Ibope. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos ouvintes de sertanejo e pagode/samba é da classe C.

Os ouvintes de funk e de música religiosa têm perfil parecido, diz o Ibope. Mais de 70% deles pertencem às classes C, D e E, com predominância do público feminino, segundo a pesquisa. Porém, o funk é mais ouvido por jovens de 12 a 19 anos, enquanto a música religiosa é a preferida entre as pessoas que têm de 25 a 34 anos.

Outra diferença entre os ouvintes de funk e música religiosa, segundo a pesquisa, diz respeito ao consumo. Enquanto 32% dos que ouviram funk no rádio “afirmam fazer compras por impulso, valorizando o estilo, os ouvintes de gospel/religioso buscam benefícios, como usar o cartão de crédito para comprar o que normalmente não poderiam adquirir (42%)”, diz o comunicado do Ibope sobre a pesquisa.

4 comentários

  • anonimo

    Bonito Rádio.

  • anonimo

    Que pena que tenha 58% de mau gosto musical nesse país. Parabéns os 47% que conhecem o que é bom de verdade.

  • Dunha

    Aqui em Jales nao se toca outro vertente musical a nao ser o Sertanojo Universitario, salvo os Domingos pela manhã e algumas noites de sabado do resto rsrsrsrsrs

    Durante a semana tem melodias como Pantera cor de rosa que chegam a tocar 3, 4 vzs no dia…

    Uma dica a Antena 102 e Regional…
    escutam a Lider FM de S.J. Rio Preto, vai que ajuda a dar uma reciclada e vcs entendam que nao é pq estamos no interior que tds os caipiras amam sertanejo, qer dizer nem sertanejo tocam, sertanojo universitario!

  • Pelo gosto musical,dá pra traçar o perfil psicológico de cada ouvinte:Me digas o que ouves,que eu lhe direi quem és.Onde eu vivo (Populina) só se ouve música sertaneja,da classe A a Z (Se bem que não existe classe A em Populina).Na verdade,gosto musical está mais ligado a nível cultural que social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *