IBRAHIM FERRER E OMARA PORTUONDO – “QUIZAS, QUIZAS, QUIZAS”

“Quizas, Quizas, Quizas” foi um dos maiores sucessos do cantor e pianista norte-americano Nat King Cole (Nathaniel Adams Coles, foto), o pai da Natalie Cole. Ele não foi, porém, o primeiro a gravar essa música.

A primeira gravação foi do cantor porto-riquenho Bobby Capó, em 1947, mesmo ano que “Quizas, Quizas, Quizas” foi composta pelo cubano Osvaldo Farrés, que se inspirou em um fato real.

Osvaldo costumava acompanhar a mãe, uma cantora da noite, em suas jornadas madrugadas a dentro. Em muitas ocasiões, nos intervalos das apresentações da mãe, Osvaldo sentava-se ao piano para tocar suas próprias canções.

Em algumas dessas ocasiões, Osvaldo ficava de olho em uma moça muito bonita – Olga – que fazia sucesso entre os homens, mas, aparentemente, não gostava muito de dançar. Sempre que algum rapaz perguntava “vamos dançar?”, ela respondia “quizas, quizas…” (talvez, talvez)

Um dia Osvaldo, depois de ouvir mais uma vez a tentativa fracassada de um rapaz, sentou-se ao piano e começou a cantarolar “sempre que eu pergunto quando, como e onde, você sempre me responde, talvez, talvez, talvez…”. E assim nasceu um clássico composto originalmente em espanhol, mas já regravado em várias línguas, inclusive em árabe e português (Trio Irakitan).

Na versão francesa, gravada em 1948, “quizas” ganhou um significado diferente e não quer dizer “talvez”, mas “quem sabe”. Curiosamente, “Quizas, Quizas, Quizas” já foi regravada até por um banda de rock alternativo, a Cake.

No vídeo abaixo, um excerto do filme “Buena Vista Social Clube”, os prezados leitores poderão apreciar a belíssima interpretação de Ibrahim Ferrer e Omaro Portuondo, acompanhados pelo brilhante pianista Roberto Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *