IVAN LINS E SIMONE – “COMEÇAR DE NOVO”

Para muita gente, começo de ano é tempo de recomeçar e, por isso mesmo, uma das canções mais lembradas nessa época de cada ano é “Começar de Novo”, música do Ivan Lins (melodia) e do Vítor Martins (letra), cuja versão mais famosa é a da cantora Simone, ex-seleção brasileira de basquete.

Essa canção foi feita sob encomenda para a trilha sonora do seriado global “Malu Mulher”, estrelado pela Regina Duarte, ambos – a música e o seriado – lançados em 1979. O seriado abordava temas polêmicos da época, como o aborto, a pílula anticoncepcional, o divórcio, a violência doméstica, etc. Fosse hoje, certamente discutiria assuntos como as tatuagens da Anitta, a mudança de sexo e a vacinação de crianças.

Ivan Lins conta que a música foi encomendada pelo diretor de séries da Globo, Daniel Filho, para a abertura de “Malu Mulher”. De posse da sinopse do seriado, Vítor Martins escreveu a letra falando sobre recomeços de vida após o fim de uma relação, que era, afinal de contas, o assunto principal da série, cuja personagem central, a Malu, era uma mulher separada.

No entanto, nas entrelinhas, a letra de Vítor dizia também que nós brasileiros precisávamos recomeçar uma nova vida, sem as amarras e as esporas do regime militar. Na época, o Brasil era presidido pelo general João Figueiredo, que dizia gostar mais de cheiro de cavalo do que do cheiro do povo.

Segundo Ivan, assim que recebeu a letra de Vítor, ele começou a musicá-la e demorou quase um mês para deixar a música pronta. “Levei uma surra. Foi realmente difícil”, diz Ivan.

Em princípio, três cantoras estavam cotadas para gravar a canção: Elis Regina, Maria Bethânia e Simone. Por algum motivo ainda não explicado, Simone foi a escolhida. De qualquer forma, Elis e Bethânia também foram incluídas na trilha sonora da série. Elis, com o hino da anistia, “O Bêbado e a Equilibrista”, e Bethânia com “Álibi”, uma das primeiras músicas do Djavan interpretada por ela.

“Começar de Novo” é a música da dupla Ivan e Vítor mais gravada mundo afora, com versões em várias línguas. Em inglês, a música recebeu o nome de “The Island” (A Ilha) e foi gravada por ícones como Barbra Streisand (aqui) e Sarah Vaughan, além de outros menos votados.

Como o nome indica, a versão em inglês não tem nada a ver com a letra de Vítor Martins. Tampouco com a lindíssima “A Ilha”, que o Djavan compôs em 1980 para atender a um pedido do Roberto Carlos, gravada pelo rei em seu LP daquele ano.

No vídeo, o Ivan Lins e a Simone cantam “Começar de Novo”:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *