IVETE SANGALO – “ATRÁS DA PORTA”

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Eu não vi o especial de Natal da Rede Globo, mas, no domingo, um amigo – o Mariano, de Dolcinópolis – me ligou lá na Rádio Regional e falou sobre a belíssima interpretação da Ivete Sangalo, que emocionou Caetano, Gil e a platéia lotada de celebridades.

“Atrás da Porta”, de 1972, foi a primeira música da parceria Chico Buarque-Francis Hime, que durou até 1984. Ela nasceu durante uma reunião de amigos, em Petrópolis, e foi, seguramente, a única música que o Chico compôs a letra – ou uma parte dela – na frente de outras pessoas. Francis começou a cantarolar a música ao piano e Chico fez, ali mesmo, a primeira parte da letra.

A segunda parte só foi feita muitos meses depois, graças à Elis Regina. Ela gravou a parte da música que estava pronta e o Francis, então morando nos Estados Unidos, mandou a fita pro Chico prá que ele terminasse a letra. Foi assim, na base da pressão, que o Chico  concluiu uma de suas obras-primas.

“Atrás da Porta” já foi gravada pelas maiores cantoras do Brasil – Bethânia, Nana Caymmi, Gal Costa, entre outras. A interpretação da Ivete foi, realmente, das mais bonitas, mas a versão definitiva, que não vai ser superada por ninguém, nem daqui a mil anos, é a da Elis Regina, que eu postei aqui no blog, em fevereiro. Se você tiver mais um tempinho, dê uma olhada aqui.

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *